Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Quebrado recorde de salto de pára-quedas com 39 mil metros

Com informações da BBC - 15/10/2012

Quebrado recorde de salto de pára-quedas com 39 mil metros
A cápsula e a roupa usadas por Baumgartner são similares às usadas por astronautas.
[Imagem: RedBull Stratos]

Alto e rápido

O austríaco Felix Baumgartner quebrou neste domingo o recorde de salto livre mais alto já realizado, ao saltar de uma cápsula presa a um balão de hélio a uma altura de 39 mil metros.

Segundo a equipe do austríaco, ele também se transformou no primeiro paraquedista a quebrar a barreira do som, alcançando uma velocidade de 1.342 quilômetros por hora durante o salto.

Nenhuma das novas marcas estabelecidas por Baumgartner serão classificadas como oficiais até serem endossadas pela Federation Aeronautique Internationale (FAI).

Os dados de velocidade, para verificar se ele realmente quebrou a barreira do som, serão coletados de um microchip colocado no macacão especial usado por Baumgartner durante o salto.

ETs

O salto foi realizado acima de Roswell, no Estado norte-americano do Novo México, sendo foram necessários menos de dez minutos para ele pousar no deserto.

Em uma entrevista, depois do salto, Baumgartner afirmou que quase cancelou o feito pois o capacete estava congelando, o que atrapalhava sua visão.

Logo no início do salto, Baumgartner parecia estar fora de controle, girando no ar. Momentos depois ele conseguiu estabilizar sua posição e se manteve assim até a abertura do pára-quedas.

"Quando você está parado no topo do mundo você fica humilde. Você não pensa em quebrar recordes, você não pensa em dados científicos. A única coisa que você quer é voltar vivo", disse Baumgartner durante a entrevista.

Austríaco quebra recorde ao saltar de 39 mil metros
Joe Kittinger manteve o recorde de maior queda livre, com 4,5 minutos.
[Imagem: RedBull Stratos]

Recorde histórico

A marca anterior em um salto livre foi estabelecida pelo coronel da Força Aérea norte-americana Joe Kittinger que, em 1960, saltou da altura de 31,3 quilômetros.

O recorde de mais longa queda livre, quatro minutos e meio antes de abrir o pára-quedas, estabelecido por Kittinger, se manteve.

Kittinger, hoje com mais de 80 anos, teve um papel importante na equipe de Baumgartner e foi a pessoa que conversou com o austríaco pelo rádio a partir da base em Roswell antes do salto.

Ele também trabalhou como conselheiro de Baumgartner e deu apoio a ele durante os preparativos do salto.

Tecnologias espaciais

A uma altitude como a alcançada por Baumgartner a pressão atmosférica é de menos de 2% em relação à pressão no nível do mar e é impossível respirar sem a ajuda de um tubo de oxigênio.

Para se ter uma ideia da altura, um avião de passageiros voa a até 14 mil metros de altitude e o pico do Everest tem 8.848 metros de altitude - Baumgartner saltou de 39.000 metros.

A equipe do austríaco construiu uma cápsula especial para protegê-lo na subida e ele usou um macacão feito pela mesma companhia que prepara os macacões dos astronautas.

A NASA e as empresas que fabricam espaçonaves para a agência pediram para que a equipe as mantivesse informadas sobre o salto.

De acordo com Jon Clark, o diretor médico da equipe, o feito de Baumgartner poderá ajudar a salvar vidas de astronautas no futuro.

Clark perdeu a mulher no acidente com o ônibus espacial Columbia em 2003.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Aviões
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos