Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Rede captura óleo e deixa passar a água

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/05/2015

Rede captura óleo e deixa passar a água
A malha para recolhimento de vazamentos de óleo poderá ser fabricada por cerca de R$30,00 o metro quadrado.
[Imagem: Jo McCulty/The Ohio State University.]

Rede para vazamentos de óleo

Lidar com vazamentos de petróleo ou outros combustíveis no mar, em rios ou lagoas não é uma tarefa fácil porque é necessário usar "esponjas" para sugar de volta o óleo, que se espalha por todos os cantos.

Depois disso, as esponjas sujas de óleo precisam ser descartadas, o que de certa forma apenas desloca o problema, ou cuidadosamente limpas para retirada do óleo, o que encarece o processo.

Uma solução melhor seria uma peneira que pudesse simplesmente deixar passar a água e reter o óleo - a água voltaria limpa ao seu leito e o óleo voltaria puro aos seus tanques.

Pois um protótipo de peneira que faz exatamente isso está pronto, graças ao trabalho de Philip Brown e Bharat Bhushan, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

A peneira é formada por uma malha de fios de aço inoxidável recobertos por um material que repele o óleo, formando um filtro muito eficiente que deixa passar a água e retém o óleo.

"Se você fabricar esta malha em grandes tamanhos, você pode potencialmente capturar um vazamento de óleo com uma rede," disse o professor Bhushan.

Nanotecnologia bioinspirada

A tela foi construída com uma nanotecnologia inspirada na natureza, mais especificamente nas folhas de lótus, que repelem a água, mas não o óleo.

Para fazer o oposto, a dupla recobriu os fios de aço inoxidável com uma fina camada de nanopartículas de sílica, para tornar a superfície rugosa. A seguir, essa superfície foi recoberta com um polímero misturado com moléculas de surfactante - essencialmente um sabão.

Como nenhum dos elementos usados é tóxico, a dupla afirma que a tela para recolhimento de vazamentos de óleo poderá ser fabricada por cerca de R$30,00 o metro quadrado.

Bibliografia:

Artigo: Mechanically durable, superoleophobic coatings prepared by layer-by-layer technique for anti-smudge and oil-water separation
Autores: Philip S. Brown, Bharat Bhushan
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 5, Article number: 8701
DOI: 10.1038/srep08701

Artigo: Nanomechanical behavior of MoS2 and WS2 multi-walled nanotubes and Carbon nanohorns
Autores: Dave Maharaj, Bharat Bhushan
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 5, Article number: 8539
DOI: 10.1038/srep08539






Outras notícias sobre:
  • Filtragem
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Metais e Ligas
  • Compósitos

Mais tópicos