Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Risco de foguete cair em alguém sobe para 10%

Com informações da New Scientist - 12/07/2022

Risco de foguete cair em alguém sobe para 10%
Destroços de um foguete Longa Marcha que caíram em Guizhou, na China, em 31 de dezembro de 2014 - felizmente, ninguém ficou ferido.
[Imagem: TPG]

Tudo o que sobe desce

Pedaços de foguete caindo descontroladamente em nossa atmosfera podem causar acidentes com humanos, a menos que os governos tomem medidas para normatizar o setor e limitar o risco.

Esta é a conclusão de uma análise feita por Michael Byers e colegas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

O estudo mostra que o número de foguetes lançados anualmente tem aumentado constantemente nos últimos anos, com 135 subindo com sucesso em 2021 - o recorde para um único ano.

Muitos desses lançamentos envolvem o descarte de parte do foguete no espaço depois que um satélite que está sendo carregado é impulsionado para a órbita desejada.

Esses pedaços do foguete caem de volta para a Terra, e estima-se que mais de 1.000 corpos de foguetes tenham reentrado incontrolavelmente na atmosfera nos últimos 30 anos.

A maior parte desses detritos cai no oceano, que cobre mais de dois terços da superfície do nosso planeta, mas alguns acabam atingindo coisas em terra.

Em maio de 2020, um tubo de 12 metros de comprimento caiu em uma vila na Costa do Marfim. Em abril de 2022, outro detrito caiu perto de uma vila na Índia. Destroços de um foguete chinês Longa Marcha também caíram em Guizhou, na China, em dezembro de 2014.

Risco de foguete cair em alguém sobe para 10%
A maior probabilidade é que os acidentes ocorram em países de baixa renda, próximos ao equador.
[Imagem: Michael Byers et al. - 10.1038/s41550-022-01718-8]

Risco de um foguete cair na sua cabeça

Byers então calculou o perigo que esses detritos em queda representam: A conclusão é que há uma chance de 10% de uma ou mais vítimas humanas serem causadas pela queda de pedaços de foguetes na próxima década.

E o risco é desproporcionalmente maior em nações de baixa renda perto do equador, onde as densidades populacionais são maiores e mais detritos tendem a cair porque mais corpos de foguete viajam sobre o equador - e nenhuma dessas nações lança foguetes.

"Acreditamos que isso tem que parar," disse Byers, que defende que as empresas de foguetes sejam instruídas a embarcar combustível suficiente para atingir reentradas seguras em regiões oceânicas desabitadas.

"Temos foguetes modernos que podem evitar reentradas descontroladas, em vez de jogar roleta russa com a Costa do Marfim e a Índia. Quem pode dizer que a próxima peça não cairá no centro de Mumbai?" afirmou.

Risco de foguete cair em alguém sobe para 10%
Vela espacial aberta por um foguete Longa Marcha depois de colocar 35 satélites em órbita.
[Imagem: SAST]

Deórbita

Embora o país esteja envolvido nas quedas de vários pedaços de foguetes, a China saiu na frente no desenvolvimento de tecnologias para controlar a reentrada de foguetes usados.

Foi lançado em junho passado o primeiro foguete Longa Marcha dotado de uma vela solar, destinada a fazer o detrito espacial descer de forma controlada.

Segundo a Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai (SAST), o foguete desdobrou com sucesso uma vela de deórbita de 25 metros quadrados, embora não tenha dado detalhes sobre o nível de controle sobre o processo de reentrada do detrito.

Bibliografia:

Artigo: Unnecessary risks created by uncontrolled rocket reentries
Autores: Michael Byers, Ewan Wright, Aaron Boley, Cameron Byers
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-022-01718-8
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Veículos
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos