Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Toyota apresenta robô de transporte pessoal e tocador de violino

Moisés de Freitas - 07/12/2007

Robô de transporte pessoal e tocador de violino

Que tal ir para o alto de uma montanha e curtir a paisagem ouvindo o seu robô-assistente tocando violino, sem desafinar, como só os robôs sabem fazer? Subir montanha não é muito a sua praia? Não se preocupe, porque a Toyota acaba de viabilizar as duas coisas.

Robô capaz de tocar violino

O robô-tocador-de-violino foi criativamente batizado de "Robô Tocador de Violino". São nada menos do que 17 juntas nos braços e nas mãos do novo robô humanóide, o que o torna capaz de assumir posições de forma muito semelhante ao ser humano. Segundo a empresa, o robô toca violino com um vibrato muito semelhante ao de um músico humano.

Para levar você montanha acima, a empresa apresentou também o seu "robô mobilidade". Batizado de Mobiro, parece tratar-se de uma versão aprimorada do robô carregador apresentado em 2005 (veja a reportagem Toyota lança robô que carrega passageiro e anda de verdade), mas sem o design do i-unit (Toyota apresenta seu carro-conceito, primo do seu recém-lançado robô).

Robôs assistentes

Segundo nota de divulgação liberada pela empresa, o objetivo de seus robôs assistentes é auxiliar as pessoas em quatro tarefas básicas: 1) tarefas domésticas (como tocar violino, por exemplo); 2) companhia e cuidados médicos, 3) operação em fábricas e 4) transporte pessoal por curtas distâncias.

O "Robô Mobilidade" tem uma autonomia de 20 quilômetros, mas suas baterias podem ser recarregadas em apenas um hora. Ele anda a até 6 km/h e consegue subir aclives de até 10 graus - talvez tenhamos que deixar nossa sonata no alto da montanha para uma próxima versão.

Das tecnologias incorporadas nos novos robôs, a que mais chamou a atenção é que o Sr. Mobilidade consegue seguir uma pessoa devidamente identificada, o que permite que ele funcione como um carregador de compras de supermercado ou, por exemplo, para levar uma pessoa debilitada ou deficiente para passear consigo no shopping.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Veículos
  • Biomecatrônica

Mais tópicos