Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô é indicado para carregar tocha olímpica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2011

Robô é indicado para carregar tocha olímpica
O robô iCub foi desenvolvido e está sendo utilizado para aprender como se fosse uma criança.
[Imagem: Aberystwyth University]

Robô olímpico

James Law, cientista da computação da Universidade de Aberystwyth, no Reino Unido, quer que um robô carregue a tocha olímpica.

Ele quer que o robô seja um dos participantes da tradicional marcha do símbolo olímpico, que antecederá os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Seu candidato é o robô iCub, que foi desenvolvido e está sendo utilizado para aprender como se fosse uma criança.

Homenagem a Alan Turing

A intenção de Law, além de ganhar reconhecimento e apoio para as pesquisas em robótica e inteligência artificial, é prestar uma homenagem a Alan Turing, um dos fundadores da ciência da computação e um dos idealizadores do computador.

"2012 marca o 100º aniversário do nascimento de Alan Turing, o fundador da ciência da computação. Um robô carregando a tocha olímpica seria um tributo à altura de Turing, e uma inspiração para as futuras gerações de cientistas e engenheiros," afirmou ele.

Idade mínima

Há um processo de indicação para as pessoas que carregam a tocha olímpica - algumas não andam mais do que alguns metros.

Aparentemente as normas do evento não falam nada a respeito de que os participantes tenham que ser seres humanos, ou biológicos e nem mesmo vivos.

Mas, infelizmente, o robô iCub não cumpre o primeiro requisito: como um robô-criança, ele não tem os 12 anos da idade mínima exigida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial
  • Computadores

Mais tópicos