Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Misto de avião e pássaro, robô pousa na mão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/05/2012

Robô misto de avião e pássaro pousa na mão
O robô movimenta suas asas para encontrar perfeitamente a mão do pesquisador, mesmo que ele se mexa .
[Imagem: Univ.Illinois/Site Inovação Tecnológica]

Avião-robô com asas móveis

Engenheiros conseguiram não apenas construir um avião que voa quase como um pássaro, movimentando as asas para ganhar estabilidade, como também replicaram a capacidade de pouso suave das aves.

Replicando os movimentos de um treinador de falcões, o avião vem pousar suavemente na mão do pesquisador, ajustando-se automaticamente aos movimentos desse "aeroporto móvel".

O microveículo voador possui asas e leme com múltiplas seções móveis, cada uma controlada por atuadores independentes, tudo embutido no próprio aparelho.

Adequada e automaticamente reorientadas durante o voo, essas superfícies móveis dão ao pequeno avião-robô uma manobrabilidade incomparável.

Nesse primeiro protótipo, essa capacidade de manobras é obtida apenas em modo planeio, ou seja, o avião deve estar descendo de um ponto mais alto para conseguir pousar em um alvo mais baixo.

Robô que pousa no poleiro

"De todas as manobras executadas por aeronaves que batem asas, um pouso em um poleiro é sem nenhuma dúvida a mais difícil," afirmou Aditya Paranjape, um dos idealizadores do projeto, que está sendo desenvolvido na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Os pássaros pousam em poleiros, galhos de árvores e fios elétricos o tempo todo.

Contudo, para um avião-robô a tarefa é difícil porque o tempo para ajustar as manobras é muito curto, e a precisão exigida é extrema.

"Nós escolhemos uma manobra de pouso empoleirado para demonstrar as capacidades do nosso conceito de asas articuladas, dos nossos algoritmos de controle e do próprio projeto de controle. Em particular, a capacidade de pousar em uma mão humana deixa nosso robô pronto para operar ao redor de humanos," disse o pesquisador.

Bibliografia:

Artigo: Closed-Loop Perching of Aerial Robots with Articulated Flapping Wings
Autores: Soon-Jo Chung, Aditya Paranjape
Revista: IEEE Transactions on Robotics
Vol.: Accepted paper
Link: https://netfiles.uiuc.edu/sjchung/www/Paranjape12_perching_submitted.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Aviões
  • Inteligência Artificial
  • Veículos

Mais tópicos