Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô de resgate e inspeção ganha técnica inédita de locomoção

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/01/2009

Robô de resgate e inspeção ganha técnica inédita de locomoção
Robô Hydras, que sobe por uma estrutura rolando alternadamente seus módulos.
[Imagem: Virginia Tech]

Pesquisadores criaram um robô escalador capaz de subir por colunas e outras estruturas de edifícios enrolando-se a elas. O principal objetivo é desenvolver tecnologias para o resgate e salvamento de pessoas vítimas de soterramento e para inspecionar locais perigosos.

Robô de salvamento

Além dos desastres naturais, principalmente os terremotos, que vitimam milhares de pessoas anualmente, um grande número de trabalhadores da construção civil e de minas é vítima de acidentes que resultam em soterramentos.

Nem sempre os locais onde estão as vítimas são acessíveis aos bombeiros, e um robô que possa levar água, alimentos e oxigênio, pode fazer a diferença entre a vida e a morte do acidentado, que poderá ser atendido antes que o pessoal de resgate chegue até ele.

Movimento helicoidal

O robô, batizado de Hydras (Hyper-redundant Discrete Robotic Articulated Serpentine for climbing), possui um sistema de movimentação inédito. Cada um dos seus módulos possui motores elétricos, que são acionados de forma coordenada para que o robô suba ou desça girando o próprio corpo.

"Ao contrário do movimento baseado nos vermes, utilizado para a locomoção de robôs em outros projetos, esta nova forma de ascensão exige que o robô se agarre ao redor da estrutura num formato helicoidal, e torça o seu corpo inteiro para subir ou para descer, rolando sobre a estrutura," explica o Dr. Dennis Hong, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.

Robô de inspeção autônomo

O Hydras possui sensores e câmeras, que também poderão ser utilizados para a inspeção de locais perigosos, como colunas de pontes, inclusive as partes submersas, e torres muito altas.

Na versão atual, o Hydras é comandado por um cabo, ligado a um computador central. A próxima etapa, segundo Hong, é torná-lo autônomo, levando o seu próprio processador e fonte de energia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Espaciais
  • Robôs Assistentes
  • Biomecatrônica

Mais tópicos