Robótica

Com informações da New Scientist - 10/05/2013

Robô salamandra tem espinha dorsal eletrônica
Entendendo o movimento dos animais fica mais fácil copiá-los.
[Imagem: A. Crespi/Biorobotics Laboratory/EPFL]

Salamandra robótica

É como se este robô fosse habitado pelo espírito de uma salamandra, que o ajuda a nadar, rastejar e andar como uma salamandra biológica.

A Salamandra Robótica II é fruto de um trabalho de design evolucionário feito por engenheiros do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Lausane - ela é bem mais evoluída do que sua antecessora, o robô-salamandra I.

O robô imita o jeitão de se mover de uma salamandra verdadeira usando uma rede digital neural que envia comandos para nadar, rastejar ou andar com base na intensidade de sinais elétricos que correm através de sua "espinha dorsal" eletrônica.

Um "cérebro" remoto - um programa rodando em um laptop - imita os sinais que o cérebro da salamandra de verdade envia para sua medula espinhal, fazendo o robô mudar de velocidade, direção e de marcha por meio do disparo de um único sinal eletrônico.

Com essa "flexibilidade cerebral", o novo modelo de robô salamandra é mais potente, mais rápido e mais robusto do que o seu antecessor.

Robô salamandra tem espinha dorsal eletrônica
Uma rede digital neural envia comandos para a "espinha dorsal" eletrônica do robô.
[Imagem: A. Ijspeert/Biorobotics Laboratory/EPFL]

Aprendendo com a natureza

Além de ser uma plataforma interessante para a robótica, a Salamandra Robótica II é uma ferramenta útil para a compreensão dos sistemas que os vertebrados usam para se locomover - entendendo o movimento dos animais fica mais fácil copiá-los.

No campo da biologia, segundo os pesquisadores, o robô-salamandra pode ajudar a entender como os animais desenvolveram a capacidade de andar quando deram o passo evolutivo da água para a terra, há milhões de anos.