Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô salva-vidas autônomo identifica afogamento e salva pessoas sozinho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/03/2021

Robô salva-vidas autônomo identifica afogamento e salva pessoas sozinho
O robô ainda não se parece com uma arraia, mas a equipe garante que próxima versão lembrará o animal.
[Imagem: Fraunhofer IOSB-AST]

Robô salva-vidas

Engenheiros alemães estão desenvolvendo um robô salva-vidas com um desenho inspirado nas raias manta.

Além de servir de apoio a equipes de salvamento, a equipe espera que seu robô possa agir sozinho, protegendo os banhistas em locais onde não há salva-vidas disponíveis.

A ideia é desenvolver um sistema totalmente autônomo, da identificação automática de uma pessoa em risco de afogamento, até sua retirada da água.

Câmeras de vigilância, montadas no teto das piscinas, drones e até em zepelins de propaganda serão usadas para registrar os padrões de movimento e a posição da pessoa se afogando e enviar as coordenadas para o robô.

O robô, por sua vez, ficará em uma "garagem" especial, no piso da piscina, que abre em caso de emergência.

Assim que o robô chega ao local da emergência, ele localiza a pessoa em perigo e a carrega para a superfície. Um mecanismo para fixar o resgatado no lugar evita que pessoas já desmaiadas deslizem para baixo à medida que emergem.

Os testes impressionaram: Um boneco de 80 quilogramas foi deixado a uma profundidade de três metros. O robô então o pegou, prendeu no lugar, trouxe-o para a superfície em segundos e depois carregou-o pela rota mais curta - uma distância de 40 metros - até a borda da piscina, onde a equipe de resgate já estava esperando porque o próprio robô emite um sinal alerta à equipe assim que detecta a emergência.

"A operação de resgate completa durou pouco mais de dois minutos. As vítimas devem ser ressuscitadas em cinco minutos para evitar danos ao cérebro a longo prazo. Fomos capazes de permanecer dentro desse período crítico sem problemas," disse Helge Renkewitz, idealizador do projeto.

Robô salva-vidas autônomo identifica afogamento e salva pessoas sozinho
O teste envolveu o resgate de um manequim de 80kg a três metros de profundidade e 40 metros de distância da praia.
[Imagem: S.Thomas/Wasserwacht Halle]

Robô em formato de arraia

Equipado com baterias, motor, câmeras e sensores ópticos e de navegação, o protótipo atual, ainda longe de seu projeto biomimético de raia manta, tem 90 centímetros de comprimento, 50 centímetros de altura e 50 centímetros de largura.

O objetivo da equipe é reduzir ainda mais o tamanho do sistema de resgate e construir diferentes versões para uso em piscinas e lagos. Eles pretendem tornar o robô salva-vidas menor, mais leve e mais econômico do que o protótipo atual, que foi baseado em um veículo subaquático construído anteriormente pela equipe - eles garantem que a nova versão terá o design simplificado de uma arraia-manta.

Está nos planos também a construção de versões modificadas, para operar em represas, portos e fazendas de criação de peixes. "Nossos veículos subaquáticos têm uma ampla gama de aplicações. Por exemplo, eles também são adequados para detectar e verificar artefatos arqueológicos no fundo de lagos," disse Renkewitz.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Veículos
  • Robôs Assistentes
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos