Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô sobe pelas paredes para pintar ou limpar grafites

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/02/2022

Robô sobe pelas paredes para pintar ou limpar grafites
O robô pode pintar ou retirar pinturas.
[Imagem: HausBot]

Robô operário

Engenheiros da Universidade de Warwick, no Reino Unido, acreditam que os robôs podem ajudar a reduzir acidentes de trabalho e aumentar a produtividade na construção civil.

Para isso, eles estão construindo robôs que podem subir por paredes irregulares, para tarefas de inspeção, manutenção e pintura - ou limpeza de pinturas indesejadas.

Para que o robô consiga se segurar nas mais diversas superfícies, a equipe escolheu um sistema de ventosas, que garante adesão nos mais diversos tipos de paredes.

Na verdade, o maior desafio encontrado pela equipe não está na adesão propriamente dita, mas na interferência eletromagnética, que pode fazer com que os sistemas do robô parem de funcionar.

A equipe testou o robô em uma câmara de compatibilidade eletromagnética, usando ainda amplificadores para simular ruídos encontrados no dia a dia ou em um canteiro de obras.

Com isto, eles conseguiram detectar os diversos tipos de interferência e emissões indesejadas, fazendo os ajustes necessários

Robô sobe pelas paredes para pintar ou limpar grafites
O robô pode chegar em locais que são muito perigosos para os operários.
[Imagem: HausBot]

Vendemos um

O robô já está sendo colocado no mercado por meio de uma empresa emergente, a HausBots, que já conseguiu o primeiro cliente.

"Trabalhamos incansavelmente nos últimos 3 anos para fazer o HausBot e estamos incrivelmente empolgados por vender nosso primeiro para uma empresa em Cingapura. Esperamos que este seja o primeiro de muitos que também ajude a reduzir o número de acidentes de trabalho," disse Jack Crone, agora executivo da empresa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes
  • Robôs Industriais

Mais tópicos