Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Semissatélite ou minilua? Asteroide acompanha a Terra

Com informações da BBC - 23/06/2016

Semissatélite ou minilua? Descoberto asteroide que acompanha a Terra
Asteroide tem uma órbita em torno da Terra que o transforma em uma espécie de minilua.
[Imagem: NASA]

Semissatélite

Astrônomos da NASA descobriram um pequeno asteroide que orbitando a Terra. Os cálculos indicam que ele deverá acompanhar a trajetória do nosso planeta por séculos.

Batizado como 2016 HO3, o asteroide dá voltas em torno da Terra enquanto percorre sua órbita ao redor do Sol, mas está distante demais para ser considerado um satélite, como a Lua.

"Como o 2016 HO3 circunda nosso planeta, mas nunca vai longe demais, já que ele e a Terra orbitam o Sol juntos, nos referimos a esse asteroide como um semissatélite", disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA.

Segundo Chodas, o asteroide 2003 YN107 seguiu um padrão de órbita similar há dez anos, mas acabou se afastando após algum tempo.

"Esse novo asteroide parece estar mais preso à Terra. Nossos cálculos indicam que ele tem-se comportado como um semissatélite há quase um século e continuará a nos fazer companhia por vários séculos."

Dançando com a Terra

O 2016 HO3 foi visualizado pela primeira vez em 27 de abril deste ano. Seu tamanho ainda não foi determinado, mas é provável que tenha entre 40 metros e 100 metros de comprimento.

Em sua órbita, o 2016 HO3 passa metade do tempo mais próximo do Sol do que a Terra e, na outra metade, fica posicionado mais distante.

"Quando ele começa a se distanciar demais, a gravidade da Terra é forte o suficiente para reverter esse processo e mantê-lo em sua órbita. Assim, ele nunca se afasta além de uma distância de mais ou menos cem vezes a distância da Lua em relação à Terra," afirma Chodas. "O mesmo efeito o impede de chegar perto demais - ele chega no máximo até 38 vezes a distância da Lua. Assim, esse pequeno asteroide fica preso à Terra, como se estivesse fazendo uma dança com o nosso planeta."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos