Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sopa orgânica determina tempero dos planetas que se formarão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/09/2021

Sopa orgânica determina tempero dos planetas que se formarão
A sopa de moléculas em um determinado local do disco protoplanetário molda o futuro do planeta que se forma ali e determina se aquele planeta poderá ou não suportar a vida como a conhecemos.
[Imagem: M.Weiss/Center for Astrophysics/Harvard & Smithsonian]

Moléculas orgânicas em discos protoplanetários

Astrônomos mapearam os produtos químicos dentro de cinco berçários planetários com detalhes sem precedentes.

Os mapas mostram a existência de dezenas de moléculas nessas regiões de poeira e gás onde os planetas se formarão em torno de estrelas jovens.

A análise das impressões digitais únicas na luz emitida pelo material ao redor das estrelas jovens revelou "reservatórios significativos" de grandes moléculas orgânicas - à base de carbono - que, no caso da Terra, foram essenciais para formar a base da vida

"Esses discos formadores de planetas estão repletos de moléculas orgânicas, algumas delas implicadas nas origens da vida aqui na Terra," explicou Karin Oberg, do Centro para Astrofísica Harvard & Smithsonian, nos EUA. "Isso é realmente empolgante; os compostos químicos em cada disco acabam afetando o tipo de planetas que se formam - e determinam se os planetas poderão ou não hospedar vida."

A equipe disponibilizou nada menos do que 20 artigos científicos detalhando o projeto, chamado MAPS (sigla em inglês para Moléculas com ALMA em Escalas de Formação de Planetas) - ALMA é o radiotelescópio usado nas observações.

Sopa orgânica determina
Quatro dos discos protoplanetários observados no projeto MAPS (em cima). Os círculos tracejados, com um raio de 50 unidades astronômicas, indicam a escala da região de formação de cometas em nosso próprio Sistema Solar. A linha inferior mostra uma imagem composta de três cores de emissão das grandes moléculas orgânicas HC3N (vermelho), CH3CN (verde) e c-C3H2 (azul) em cada disco.
[Imagem: J.D.Ilee/University of Leeds]

Sopas formadoras de planetas

Os novos mapas dos discos protoplanetário revelam que os compostos químicos não estão localizados uniformemente em cada disco; em vez disso, cada disco é uma sopa diferente de formação de planetas, um saco misto de moléculas ou ingredientes planetários.

Os dados sugerem que a formação de planetas ocorre em diversos ambientes químicos e que, à medida que se formam, cada planeta pode ser exposto a moléculas muito diferentes, dependendo de sua localização em um disco.

O trabalho mapeou as localizações específicas de 18 moléculas - incluindo cianeto de hidrogênio e outras nitrilas conectadas às origens da vida - em cada um dos cinco discos.

As imagens foram obtidas com o ALMA em 2018 e 2019, mas a vasta quantidade de dados coletados - 100 terabytes - exigiu dois anos para analisar e criar os em mapas de cada molécula.

"Cada disco individual parece bastante diferente do outro, com seu próprio conjunto distinto de subestruturas químicas," explicou Charles Law, membro da equipe. "Os planetas que se formam nesses discos vão experimentar ambientes químicos muito diferentes."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Biotecnologia

Mais tópicos