Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Supremacia quântica é demonstrada em problemas práticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/05/2023

Supremacia quântica é demonstrada em problemas práticos de otimização combinatorial
O processador quântico foi usado para resolver problemas práticos de otimização.
[Imagem: D-Wave]

Supremacia na otimização

A empresa canadense D-Wave foi a primeira a lançar um computador realmente quântico no mercado, há mais de uma década.

Agora, a equipe da empresa apresentou um novo processador que apresentou a famosa supremacia quântica ao resolver problemas de otimização combinatória, que são comuns no mundo real e usados em vários campos, incluindo logística, roteamento de redes de computadores, aprendizado de máquina e ciência dos materiais.

Até agora, a supremacia quântica, ou vantagem quântica, quando a computação quântica supera a capacidade dos supercomputadores clássicos, só havia sido demonstrada em algoritmos não diretamente aplicáveis a problemas práticos.

O novo processador, oportunamente batizado de Advantage, usa um vidro de spin programável com 5.000 qubits - os processadores da D-Wave usam uma técnica diferenciada, chamada recozimento quântico, de modo que é difícil comparar seus processadores com outros em termos de quantidade de qubits.

"Este trabalho valida a hipótese original por trás do recozimento quântico, fechando o círculo de alguns experimentos seminais conduzidos na década de 1990. Esses experimentos originais pegaram pedaços de liga de vidro de spin e os submeteram a campos magnéticos variados, e as observações sugeriram que, se fizéssemos um vidro de spin quântico programável, ele poderia levar a problemas de otimização de estados de baixa energia mais rapidamente do que algoritmos clássicos análogos," detalhou Andrew King, líder da equipe.

As tentativas anteriores, contudo, incluindo uma usando um processador D-Wave 2, não haviam verificado vantagens imbatíveis em relação aos computadores eletrônicos. O novo processador conseguiu isto pela primeira vez.

Supremacia quântica é demonstrada em problemas práticos de otimização combinatorial
O processador D-Wave Advantage, com mais de 5.000 qubits e 40.000 acopladores programáveis, foi usado para demonstrar o recozimento coerente por meio de uma transição de fase quântica, proporcionando uma aceleração em relação ao recozimento simulado.
[Imagem: D-Wave]

Superioridade inquestionável

A equipe usou um processador quântico D-Wave Advantage, o mais avançado da empresa, e obteve uma aceleração extra colocando o processador em um regime de recozimento sem efeitos termais, o que não havia sido alcançado nos testes anteriores.

Para testar o recozimento coerente de forma rigorosa e confiável, a equipe aplicou-o a um problema que não pode ser simulado usando ferramentas de computação clássicas.

"Por várias razões, os computadores quânticos D-Wave baseados em recozimento são a única plataforma quântica que consegue resolver esse tipo de problema de otimização," disse King. "O primeiro é o tamanho: Analisamos o comportamento de dimensionamento a partir de vidros de spin muito pequenos (250 qubits) até muito grandes (mais de 5.000 qubits); 250 é praticamente o limite superior para outras plataformas. O segundo motivo é a programabilidade: Programamos redes de qubits em uma geometria tridimensional, ajustando cada interação qubit-qubit individualmente."

Supremacia quântica é demonstrada em problemas práticos de otimização combinatorial
Mapeamento do problema no vidro de spin 3D.
[Imagem: Andrew D. King et al. - 10.1038/s41586-023-05867-2]

Ambiente de produção

Os experimentos foram realizados em um sistema de produção online, o que significa que eles podem rodar junto com as atividades de clientes da empresa na nuvem. Nessa plataforma online, e com seu sistema de vidro de spin de 5.000 qubits, eles finalmente demonstraram a vantagem quântica em problemas de otimização.

King e seus colegas acreditam que o recozimento quântico sempre terá um desempenho melhor do que o modelo de portas lógicas (clássico) em problemas de otimização. É por isso que a D-Wave está atualmente focada no desenvolvimento dessas plataformas.

Bibliografia:

Artigo: Quantum critical dynamics in a 5,000-qubit programmable spin glass
Autores: Andrew D. King, Jack Raymond, Trevor Lanting, Richard Harris, Alex Zucca, Fabio Altomare, Andrew J. Berkley, Kelly Boothby, Sara Ejtemaee, Colin Enderud, Emile Hoskinson, Shuiyuan Huang, Eric Ladizinsky, Allison J. R. MacDonald, Gaelen Marsden, Reza Molavi, Travis Oh, Gabriel Poulin-Lamarre, Mauricio Reis, Chris Rich, Yuki Sato, Nicholas Tsai, Mark Volkmann, Jed D. Whittaker, Jason Yao, Anders W. Sandvik, Mohammad H. Amin
Revista: Nature
Vol.: 617, pages 61-66
DOI: 10.1038/s41586-023-05867-2
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Software e Programação
  • Spintrônica
  • Processadores

Mais tópicos