Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Teclado inteligente reconhece você sem precisar de senha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2015

Teclado inteligente reconhece você sem precisar de senha
O teclado gera energia graças a materiais especiais nas membranas de suas teclas e identifica o usuário pelo seu estilo de digitação.
[Imagem: Jun Chen et al. - 10.1021/nn506832w]

Jeito pessoal de digitar

Senhas são boas, mas que tal um teclado capaz de identificar o usuário pela maneira muito pessoal com que cada um digita?

Este novo teclado inteligente detecta o estilo de digitação, incluindo a pressão aplicada às teclas, o ritmo de digitação e a velocidade, que distinguem com precisão um usuário individual de outro.

Assim, mesmo se alguém souber sua senha, ele não conseguirá acessar o seu computador porque vai digitar a sequência de uma forma diferente da sua.

Essa técnica é bem conhecida, e já está sendo explorada no emergente campo da "computação afetiva", em que os computadores detectam as emoções dos seus usuários.

E se apenas a segurança não é suficiente para fazer você se interessar pelo novo gadget, saiba que, além de inteligente, o teclado é autolimpante e gera sua própria energia.

Vermes biológicos

Jun Chen e seus colegas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, afirmam que o objetivo da equipe era encontrar uma técnica de validação de usuários que fosse mais segura dos que as senhas, mas que também fosse prática, barata e confiável.

Mas eles resolveram adicionar algumas vantagens extras.

Além de identificar o padrão de digitação de cada usuário, o aparelho usa a força exercida sobre as teclas para gerar energia, que pode ser usada por ele mesmo ou por algum outro pequeno aparelho.

E o material usado no seu revestimento repele a poeira e a sujeira, fazendo com que o teclado inteligente mantenha também os invasores biológicos longe do seu computador.

A equipe ressalta que teclado inteligente pode fornecer uma camada adicional de proteção para aumentar a segurança dos sistemas de computador, sem que as medidas atuais precisem ser descartadas ou alteradas.

Bibliografia:

Artigo: Personalized Keystroke Dynamics for Self-Powered Human-Machine Interfacing
Autores: Jun Chen, Guang Zhu, Jin Yang, Qingshen Jing, Peng Bai, Weiqing Yang, Xuewei Qi, Yuanjie Su, Zhong Lin Wang
Revista: ACS Nano
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/nn506832w
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Segurança da Informação
  • Computadores
  • Criptografia

Mais tópicos