Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Evento cria tecnologias de baixo custo para comunidades carentes

Com informações da Agência Brasil - 19/07/2012


Tecnologia social

Falta de saneamento, endividamento e alimentação deficiente.

Estes são apenas alguns dos problemas que os moradores de três comunidades carentes de São Paulo apontaram para a organização do 6º Encontro Internacional de Design para o Desenvolvimento Social (IDDS, na sigla em inglês).

Com a tarefa de pensar soluções de baixo custo para esses problemas, quarenta profissionais e estudantes de diversas partes do mundo estão imersos nessas comunidades desde o começo do mês.

Na última edição do projeto, que ocorreu em Gana, na África, os participantes criaram um protetor de mamilo que diminui as chances de transmissão do vírus HIV entre a mãe e o bebê.

Para a zona rural do país, os participantes do IDDS criaram um carregador de celular de baixo custo movido à energia de bicicletas.

De acordo com a organização, estima-se que 90% dos profissionais de tecnologia e design dedicam seus esforços criativos ao desenvolvimento de produtos voltados aos 10% mais ricos da população mundial.

Dois Palitos

Lucas Pinto, administrador e pós-graduando em redes digitais pela Universidade de São Paulo (USP), participa pela primeira vez do encontro e tem a

Uma das equipes assumiu o encargo de criar tecnologias para o desenvolvimento da agricultura urbana na comunidade de Dois Palitos, em Embu das Artes.

Após uma semana na comunidade, com uma equipe de quatro pessoas, de diferentes nacionalidades e formações, o grupo já tem propostas para a região.

"A gente coletou informações e fomos desenhando as soluções possíveis. Nós fizemos protótipos, utilizando cartolina, isopor, fita crepe, de cinco tecnologias que poderiam ser implementadas no local e convidamos os moradores para conhecer e interagir com as técnicas e opinarem sobre elas," conta Lucas Pinto, membro brasileiro da equipe.

Dentre as tecnologias planejadas estão: horta vertical com processo de gotejamento, um sistema compacto para produção de plantas ornamentais e produção de módulos para encaixe nos telhados das casas que serão utilizados para plantio.

Foram formadas oito equipes de cinco pessoas cada. Além da comunidade Dois Palitos, os grupos atuam no Bairro dos Freitas, em São José dos Campos; e no Jardim Keralux, na zona oeste da capital.

Solução financeira

O nicaraguense Mauro Perez, engenheiro eletromecânico, que também atua em Embu das Artes, faz parte do grupo que irá pensar soluções para o problema do endividamento financeiro.

"Ainda estamos construindo as propostas, mas uma das soluções pensadas inicialmente foi criar um banco popular, administrado pela própria comunidade," adiantou Mauro.

Já Lucas Torres, estudante de engenharia mecatrônica da USP de São Carlos, está trabalhando o tema do saneamento no Bairro dos Freitas.

"O que fizemos esta semana foi diagnosticar como as pessoas se sentem em relação a isso. Muita gente desconhece para onde vai o esgoto de sua casa. A maioria das residências tem apenas fossa ou canos que levam direto para o córrego," conta Lucas.

Faísca

Miguel Chaves, organizador do IDDS Brasil 2012, disse que o encontro tem como objetivo ser o início de uma solução permanente.

"Esse projeto é uma faísca. Temos a pretensão de atacar um pequeno pedaço do problema para que a tecnologia pensada possa crescer futuramente. Em vez de reunir esses profissionais em palestras para ficarem só falando, partimos para a prática," disse.

Além de Gana, que sediou o evento em 2009 e 2011, os estados de Massachusetts e do Colorado, nos Estados Unidos, também foram sede do IDDS. Ao todo, 48 inovações tecnológicas foram criadas. Segundo Chaves, a ideia é reunir essas invenções em um banco de tecnologias sociais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Processos Industriais

Mais tópicos