Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Competição transforma tecnologias de universidade em negócios

Com informações do Jornal da Unicamp - 16/05/2011


Desafio de Inovação

A tarefa das equipes é criar negócios a partir das tecnologias patenteadas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Este é o objetivo do Desafio Unicamp 2011. Na primeira etapa, os participantes escolheram as tecnologias com as quais irão trabalhar na fase de Elaboração do Modelo de Negócios.

"Esta etapa é importante porque as equipes podem verificar hipóteses que precisam ser testadas para que seus negócios sejam bem-sucedidos. Elas precisam avaliar quais parcerias terão que fazer para conseguirem seus recursos chaves, devem planejar a estrutura de custos da empresa nascente, o modo como pretendem prospectar clientes, como entregar seu produto ou serviço e qual o valor dos mesmos", exemplifica Virgílio Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Pesagem automatizada

A equipe Edina, por exemplo, composta pelos Érico Vieira Porto e Natacha Calazans do Nascimento, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, e Diego Vaz Pontes Cambra, do Instituto de Física, escolheu a tecnologia a partir de uma experiência real dos participantes.

Diego e Natacha foram ao mercado. Ela comprou poucas frutas e legumes e ele muitos produtos congelados. Ao serem atendidos por caixas diferentes e iniciando a compra no mesmo instante, apostaram uma corrida para ver quem conseguiria finalizar o pagamento mais rápido.

Embora Natacha tivesse bem menos itens, demorou bem mais, pois a caixa tinha que encontrar o código de cada fruta em uma tabela e realizar a pesagem. Comentando sobre o ocorrido, perceberam que o tempo de pesagem dos produtos em um supermercado era um problema, especialmente em horários de grande movimento, quando as filas se acumulam.

Seguindo a sugestão de Érico, para escolher uma invenção da área de Tecnologia da Informação, escolheram o Método e Sistema de Classificação de Objetos em Ambientes Semicontrolados, que consiste em um equipamento que reconhece o conteúdo que está sobre a balança, mostrando ao operador as possíveis frutas e legumes, por exemplo, que estão sendo pesadas.

Os estudantes logo perceberam o potencial da patente, já que resolve um problema vivenciado pelos consumidores, que é o tempo de espera em filas de supermercados. Para a Edina, a tecnologia é de fácil aplicação, pois não necessita realizar alterações drásticas nos caixas para sua instalação e não exige muitas horas de treinamento dos operadores.

Mentores

Todas as equipes têm até 20 de junho para finalizar e entregar os trabalhos, quando será iniciada a seleção pelo Comitê de Avaliação, a partir de critérios como: inovação, viabilidade do projeto, número de possíveis clientes e potencial de faturamento.

Para tanto, elas contam com mentores que auxiliam na construção e criação dos modelos de negócio, além de ajudarem na validação, indicando pessoas de suas redes de relacionamento para que os membros das equipes possam testar suas hipóteses.

Estes mentores são oriundos de empresas de base tecnológica concentradas ao redor da Unicamp. O auxílio do mentor é essencial na etapa de avaliação do modelo, além de sua experiência e know how que podem acelerar o processo de validação das ideias.

O objetivo do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, proposto pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é integrar o conhecimento gerado dentro da Universidade à sociedade, por meio do incentivo ao desenvolvimento de modelos de negócios de crescimento acelerado.

O Desafio é realizado com patrocínio do CNPq, Allagi, EDTI, Instituto Eldorado e Inventta. A equipe vencedora, com final marcada para 19 de julho, receberá R$ 2.500,00 de premiação e troféu.

Tecnologias selecionadas

A tabela abaixo mostra as 17 tecnologias escolhidas pelas 21 equipes que estão elaborando seus modelos de negócios. Estas foram escolhidas de um total de 40 pré-selecionadas no início do Desafio, sugeridas pelos analistas de Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp devido ao potencial inovador das mesmas - inclusive para transformar as equipes em startups.

Competição transforma tecnologias de universidade em negócios
Estas são as 17 tecnologias escolhidas pelos participantes do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.
[Imagem: Unicamp]

Outra opção foi a busca realizada pelas equipes no banco de patentes ou no banco de software da Unicamp.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Desenvolvimento Sustentável

Mais tópicos