Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tela resistente à água? Melhor do que isso, esta é uma tela lavável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2023

Esta tela de OLEDs é flexível, transparente e pode até ser lavada
Talvez você nunca tenha precisado lavar uma tela, mas a robustez que isso dá é significativa para a durabilidade dos aparelhos.
[Imagem: ACS Nano]

Tela lavável

As telas resistentes à água estão disponíveis no mercado, mas as telas flexíveis não superaram ainda os problemas de durabilidade, quebrando-se com muita facilidade.

Que tal então uma tela que não seja apenas resistente à água, mas que você possa até lavar, e além disso seja flexível e durável?

O protótipo dessa tela já existe, e acaba de ser apresentada por So Yeong Jeong e colegas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST).

A tela de OLEDs é lavável, transparente e flexível, e pode emitir e transmitir luz mesmo estando sob a água.

Sua tecnologia se baseia nos MXenos, um material 2D com alta condutividade elétrica e transmitância óptica que, ao contrário do muito mais famoso grafeno, pode ser produzido em larga escala - esta é uma das razões pelas quais especialistas apontam que os MXenos são um investimento melhor que o grafeno.

Assim como outras tecnologias transparentes e flexíveis, os MXenos também são sensíveis à água, e até mesmo à umidade do ar. Por isso a equipe desenvolveu uma tecnologia de encapsulamento de dupla camada, consistindo em uma membrana anti-umidade e um filme plástico fino, com espessura de alguns micrômetros, permitindo que a tela seja até mesmo lavada em água sem apresentar qualquer degradação.

Esta tela de OLEDs é flexível, transparente e pode até ser lavada
Tela de matriz passiva transparente feita de OLED baseado em MXeno.
[Imagem: So Yeong Jeong et al. - 10.1021/acsnano.3c00781]

OLEDs de Mxenos

A equipe de pesquisa desenvolveu seu próprio OLED RGB baseado em MXenos, que emite um brilho de mais de 1.000 candelas por metro quadrado (cd/m2), o que o torna visível mesmo sob a luz solar, atendendo assim às condições para exibições ao ar livre.

O OLED vermelho apresentou uma vida útil de armazenamento em espera de 2.000 horas (abaixo de 70% de luminescência), uma vida útil de operação em espera de 1.500 horas (abaixo de 60% de luminescência) e uma flexibilidade que suporta 1.000 ciclos sob uma curvatura baixa inferior a 1,5 mm. Esse desempenho se manteve mesmo após seis horas de imersão em água ligado (abaixo de 80% de luminescência).

Além disso, uma técnica de padronização foi usada para produzir o OLED na forma de uma matriz passiva, já usada em uma tela de demonstração transparente.

"Para melhorar a confiabilidade do OLED MXeno, nos concentramos em produzir uma estrutura de encapsulamento adequada e um design de processo adequado," disse a pesquisadora. "Ao produzir um OLED MXeno do tipo matriz e exibir letras e formas simples, lançamos as bases para a aplicação do MXeno no campo de telas transparentes."

"Esta pesquisa irá se tornar a referência para a aplicação do MXeno em dispositivos elétricos, mas esperamos que ela também seja aplicada em outros campos que exigem telas flexíveis e transparentes, como automóveis, moda e roupas funcionais," disse o professor Kyung Choi.

Bibliografia:

Artigo: Highly Air-Stable, Flexible, and Water-Resistive 2D Titanium Carbide MXene-Based RGB Organic Light-Emitting Diode Displays for Transparent Free-Form Electronics
Autores: So Yeong Jeong, Yongmin Jeon, Eunji Kim, Gibok Lee, Yeon-Wha Oh, Chi Won Ahn, Eun Hae Cho, Yonghee Lee, Kyung Cheol Choi
Revista: ACS Nano
Vol.: 17, 10353-10364
DOI: 10.1021/acsnano.3c00781
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • LEDs
  • Grafeno
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos