Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/06/2025
Dimensões do tempo
Você conhece bem as dimensões do espaço, expressas nos tradicionais eixos x, y e z. Mas em 1905 Einstein nos brindou com uma unificação das dimensões do tempo e do espaço, criando o conceito do espaço-tempo.
Mas o tempo continua guardando suas idiossincrasias, escapando das nossas interpretações. Por exemplo, enquanto podemos nos mover livremente no espaço, o tempo é uma via de mão única - o relógio só anda para frente, nunca para trás.
Então, mais recentemente, começamos a ouvir falar das dimensões do tempo, incluindo um experimento usando um processador quântico que criou duas dimensões do tempo simultâneas.
Mas o professor Gunther Kletetschka, da Universidade do Alasca, acredita que há muito mais a se desvendar. A proposta de Kletetschka é que não é o espaço-tempo reconhecido hoje pela física, mas apenas o tempo mesmo, que é a única propriedade fundamental na qual todos os fenômenos físicos ocorrem.
Ele propõe que é o tempo que possui três dimensões, e não apenas a única que vivenciamos como a progressão contínua do passado para o futuro, passando pelo presente - na verdade, o espaço na nova teoria surge como uma manifestação secundária do tempo.
"Essas três dimensões temporais são a estrutura primária de tudo, como a tela de uma pintura," disse Kletetschka. "O espaço ainda existe com suas três dimensões, mas é mais como a tinta na tela do que a tela em si."
Previsões testáveis
Esta proposta representa um deslocamento marcante em relação à física geralmente aceita, mas Kletetschka defende que sua fórmula matemática de seis dimensões totais - três do tempo e três do espaço - pode nos levar mais próximos de uma Teoria de Tudo, uma única teoria unificadora do Universo.
Como vimos acima, propostas de dimensões do tempo já foram apresentadas antes, mas a proposta Kletetschka tem uma diferença crucial: Ela faz previsões testáveis das massas de partículas conhecidas e de outras propriedades físicas.
"As propostas anteriores de tempo tridimensional eram basicamente construções matemáticas, sem essas conexões experimentais concretas," disse ele. "Meu trabalho transforma o conceito de uma possibilidade matemática interessante em uma teoria fisicamente testável, com múltiplos canais de verificação independentes."
A teoria pode ser usada, por exemplo, para prever propriedades de partículas atualmente desconhecidas e ajudar a descobrir a origem da massa - sim, o bóson de Higgs como criador da massa está longe de ser uma questão encerrada - e, por fim, ajudar a resolver uma das maiores questões da física.
O que é tempo 3D?
O tempo tridimensional, ou tempo 3D, é uma teoria na qual o tempo, assim como o espaço, tem múltiplas direções independentes, normalmente imaginadas como três eixos de movimento temporal, semelhantes em conceito aos eixos espaciais x, y e z.
Imagine que você está caminhando por um caminho reto, avançando e, portanto, vivenciando o tempo como o conhecemos. Agora imagine outro caminho que cruza o primeiro, indo para o lado.
Se você pudesse trilhar esse caminho lateral e permanecer no mesmo momento do "tempo normal", talvez descobrisse que as coisas poderiam ser ligeiramente diferentes - talvez uma versão diferente do mesmo dia. Percorrer esse segundo caminho perpendicular poderia permitir que você explorasse diferentes resultados daquele dia sem retroceder ou avançar no tempo como o conhecemos - sim, isso lembra bastante a teoria dos multiversos.
As teorias anteriores de tempo 3D descrevem múltiplas dimensões temporais, mas as relações de causa e efeito ficam ambíguas. A teoria de Kletetschka, por sua vez, garante que as causas ainda precedem os efeitos, mesmo com múltiplas dimensões temporais - apenas em uma estrutura matemática mais complexa.
A abordagem de Kletetschka também pode ajudar a resolver o maior de todos os desafios não resolvidos da física: Unificar a mecânica quântica e a gravidade em uma única teoria quântica da gravidade, que muitos acreditam ser a Teoria de Tudo.
"O caminho para a unificação pode exigir uma reconsideração fundamental da natureza da própria realidade física," disse ele. "Esta teoria demonstra como a visualização do tempo como tridimensional pode resolver naturalmente múltiplos enigmas da física por meio de uma única estrutura matemática coerente."
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |