Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Tentáculos robóticos flexíveis podem usar força ou delicadeza

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2013

Tentáculos robóticos flexíveis poder usar força ou delicadeza
As garras robóticas inspiradas nas trombas dos elefantes podem se moldar aos objetos que pretendem pegar.
[Imagem: Martinez et al./Adv.Materials]

Garras robóticas

Enquanto as mãos robóticas eficientes e baratas não chegam, pesquisadores têm mostrado que dá para obter destreza e flexibilidade sem nem mesmo precisar de dedos.

Em 2010, uma mão robótica feita com bexiga e café moído mostrou que é possível construir garras mecânicas usando materiais inusitados e muita criatividade.

Agora, Ramses Martinez e seus colegas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aderiram à onda das bexigas, criando garras robóticas que se contorcem para pegar objetos dos mais variados tipos: de uma flor a uma pesada ferramenta.

A mesma equipe já havia criado uma mão robótica flexível, mas a nova abordagem é ela mesma muito mais flexível, verdadeiros músculos artificiais pneumáticos.

Não era para ser diferente: os pesquisadores afirmam ter-se inspirado nas trombas dos elefantes e nos tentáculos dos polvos.

Tentáculos robóticos

Os robôs são formados por "tentáculos", que podem ser projetados de acordo com o uso do robô.

Cada tentáculo contém três canais de ar independentes - o movimento é obtido bombeando ar-comprimido de forma seletiva para cada um desses canais.

Para obter formatos específicos, de forma a pegar objetos com mais firmeza ou, ao contrário, sem quase tocar no objeto, os canais são segmentados - de acordo com a seção que recebe o ar, pode-se fazer o tentáculo dobrar-se para qualquer lado.

Tentáculos robóticos flexíveis poder usar força ou delicadeza
As seções do tubo flexível podem ser enchidas de forma seletiva (em cima), fazendo com que o robô dobre-se exatamente no formato desejado (embaixo).
[Imagem: Martinez et al./Adv.Materials]

Segundo o professor George Whitesides, coordenador do estudo, robôs flexíveis podem ser adequados para capturar objetos frágeis em locais confinados, onde é difícil chegar com uma garra robótica tradicional.

"Robôs pneumáticos moles feitos com elastômeros flexíveis podem distribuir a pressão uniformemente sobre áreas amplas, sem controles elaborados. Esta capacidade torna possível para eles manipular objetos frágeis e irregulares," escrevem os pesquisadores.

Bibliografia:

Artigo: Robotic Tentacles with Three-Dimensional Mobility Based on Flexible Elastomers
Autores: Ramses V. Martinez, Jamie L. Branch, Carina R. Fish, Lihua Jin, Robert F. Shepherd, Rui M. D. Nunes, Zhigang Suo, George M. Whitesides
Revista: Advanced Materials
Vol.: 25, Issue 2, pages 205-212
DOI: 10.1002/adma.201203002
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Industriais
  • Biomecatrônica
  • Polímeros

Mais tópicos