Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Criado transístor que funciona com calor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/02/2017

Transístor a calor
Este é o primeiro transístor a calor fabricado no mundo - e ele já nasce com várias aplicações potenciais.
[Imagem: Thor Balkhed]

Transístor termal

A eletrônica do calor, ou fonônica, ficou mais perto das aplicações práticas graças ao trabalho de Dan Zhao e Simone Fabiano, da Universidade de Linkoping, na Suécia.

Eles criaram um transístor que funciona com calor, em vez de eletricidade - um transístor termoelétrico. E com o adicional de ser orgânico, ou seja, é feito com semicondutores poliméricos.

Basta uma elevação de temperatura de um único grau para provocar uma modulação de corrente detectável no transístor termal.

"Somos os primeiros no mundo a apresentar um circuito lógico, neste caso um transístor, que é controlado por um sinal de calor, em vez de um sinal elétrico", comemorou o professor Xavier Crispin, coordenador da equipe.

Câmeras de visão noturna

O transístor acionado pelo calor já nasce visando uma série de aplicações potenciais, como circuitos controlados pelo calor presente na luz infravermelha, para uso em câmeras de calor - as conhecidas câmeras de visão noturna -, e em curativos médicos capazes de monitorar o processo de cicatrização.

Outra possibilidade é construir uma matriz de píxeis inteligentes, para substituir totalmente os sensores atualmente utilizados para detectar radiação infravermelha nas câmeras termais.

Com desenvolvimentos adicionais, segundo a equipe, a nova tecnologia pode permitir a incorporação de câmeras de visão noturna nos telefones celulares a um custo baixo, uma vez que os materiais usados na construção do transístor são baratos e de síntese fácil.

Transístor a calor

O transístor termal depende de um único conector até o eletrólito sensível ao calor, que atua como sensor, graças ao uso de um material com alta sensibilidade térmica - 100 vezes maior do que os materiais termoelétricos tradicionais, que a equipe já vem desenvolvendo há vários anos.

Cerca de um ano atrás, esse material já havia sido utilizado em um papel de energia que tem como base um supercapacitor carregado pelos raios solares. No capacitor, o calor é convertido em eletricidade, que pode então ser armazenado até que seja necessário.

Bibliografia:

Artigo: Ionic thermoelectric gating organic transistors
Autores: Dan Zhao, Simone Fabiano, Magnus Berggren, Xavier Crispin
Revista: Nature Communications
Vol.: 8, Article number: 14214
DOI: 10.1038/ncomms14214
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Eletrônica Orgânica
  • Refrigeração
  • Sensores

Mais tópicos