Plantão

ESA faz primeira transmissão de vídeo 3D ao vivo do espaço

Espaço em 3D

A Agência Espacial Europeia (ESA) faz a primeira transmissão de vídeo 3D ao vivo do espaço.

O astronauta Ron Garan, que está a bordo da Estação Espacial Internacional, usou a nova câmera ERB-2 (Erasmus Recording Binocular) para gerar as primeiras imagens do espaço transmitidas ao vivo em 3D.

Uma seção do filme, de menos de dois minutos, foi postada no canal da ESA no Youtube.

Do tamanho de uma caixa de sapatos, a câmera 3D ERB-2 foi fabricada a pedido da ESA pelas empresas Cosine BV (Holanda) e Techno System (Itália).

Agência Espacial Europeia faz primeira transmissão de vídeo 3D ao vivo do espaço
Do tamanho de uma caixa de sapatos, a câmera 3D ERB-2 logo será usada para fazer imagens fora da Estação Espacial. [Imagem: ESA]

Além da diversão

A câmera já estava sendo usada em imagens a bordo da Estação, mas este foi o primeiro teste de transmissão ao vivo de imagens 3D do espaço.

A transmissão em 3D requer uma largura de banda maior do que as transmissões tradicionais, que já são feitas há vários anos, tanto pela ESA quanto pela NASA.

O próximo projeto é filmar as operações externas da Estação Espacial, incluindo as caminhadas espaciais.

"A câmera também poderá ser usada no futuro, fora da Estação, para auxiliar os astronautas durante as caminhadas espaciais ou em outras operações robóticas críticas. Ela realmente nos fará sentir como se estivéssemos ao lado do astronauta," diz Massimo Sabbatini, coordenador do experimento.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas