Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Troque o teclado QWERTY por um teclado Braille

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/02/2012

Troque o teclado QWERTY por um teclado Braille
Os resultados da nova interface baseada em gestos foram tão entusiasmantes que os pesquisadores já estão falando em substituir os tradicionais teclados QWERTY.
[Imagem: Georgia Institute of Technology]

Digitação baseada em gestos

Já imaginou, durante aquela reunião entediante, teclar uma mensagem de texto no seu smartphone ou tablet sem precisar olhar para a tela?

É claro que não precisa esperar por situações como essas para bancar o espertinho e usar o BrailleTouch, um novo sistema para digitação.

Você poderá usá-lo para criar textos enquanto anda, enquanto assiste televisão ou sem tirar os olhos do que quer que seja que você esteja olhando.

"Pesquisas têm mostrado que a digitação baseada em gestos é uma solução viável para a comunicação escrita, tornando obsoleta a necessidade de os usuários ficarem olhando para seus equipamentos enquanto inserem textos neles," defende Mario Romero, líder do projeto.

Teclado de seis teclas

O aplicativo, gratuito e de código aberto, chamado BrailleTouch, incorpora a escrita Braille usada por deficientes visuais, mas pode ser usado também por quem não quer olhar para a tela dos seus equipamentos.

"O BrailleTouch é uma solução pronta, que funciona com smartphones e tablets, e permite que os usuários comecem a aprender o alfabeto Braille em poucos minutos," disse Romero.

O aplicativo cria uma interface baseada em gestos transformando a tela sensível ao toque dos equipamentos em um teclado Braille que possui apenas seis teclas.

Substituição dos teclados QWERTY

Nos testes, os voluntários conseguiram digitar até 32 palavras por minuto, com 92% de precisão.

Isto já está encorajando os pesquisadores a falarem em substituir os tradicionais teclados QWERTY.

Segundo eles, isto representa também uma solução para o pequeno espaço das telas dos smartphones, cujos teclados QWERTY simulados estão longe de serem confortáveis.

O programa já possui versões para iPhone e iPad.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Imagens 3-D
  • Biomecatrônica

Mais tópicos