Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Atlantis parte hoje em sua última missão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2010

Atlantis parte hoje em sua última missão
Além de fornecer espaço extra de armazenamento e experiências, o módulo Rassvet tem sua própria porta de atracação, passando a servir como uma alternativa para a conexão das naves Soyuz e Progress.
[Imagem: Spacehab]

O ônibus espacial Atlantis parte nesta sexta-feira em direção à Estação Espacial Internacional, naquela que é prevista para ser a sua última missão.

O lançamento está previsto para às 15:20 minutos, no horário de Brasília.

Sustentabilidade espacial

Durante os 12 dias da missão STS-132, os seis astronautas do Atlantis levarão um novo módulo de pesquisas russo, um conjunto de baterias, uma antena, peças de reposição para os braços robóticos e uma série de outras peças de reposição.

"Doze dias, três caminhadas espaciais, toneladas de peças robóticas... Nós estaremos armazenando peças sobressalentes que nos dão confiança sobre a sustentabilidade de longo prazo da Estação Espacial Internacional," afirmou John Shannon, gerente do programa dos ônibus espaciais.

Amanhecer

A grande estrela da missão é um pequeno módulo de pesquisas russo, chamado MRM-1 (Mini Research Module-1) pelos norte-americanos e Rassvet (amanhecer) pelos russos.

O módulo ficará atracado definitivamente à porta de atracação inferior do módulo Zarya.

Além de fornecer espaço extra de armazenamento e experiências, o módulo tem sua própria porta de atracação, passando a servir como uma alternativa para a conexão das naves Soyuz e Progress.

No lado de fora do Rassvet serão instalados um braço robótico europeu, radiadores e uma câmara pressurizada.

Adeus

Durante a missão do Atlantis estão planejadas três caminhadas espaciais.

Durante as caminhadas, os astronautas instalarão a antena de banda Ku que estão levando, peças sobressalentes para o robô Dextre e substituirão os conjuntos de baterias da estrutura central da Estação Espacial.

Se tudo correr como planejado, ao final desta missão o ônibus espacial Atlantis será aposentado e não voará mais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Robôs Espaciais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos