Plantão

Unicamp abre inscrição para incubação de empresas

Software e hardware

Estão abertas as inscrições para ingresso de projetos de empresas no Centro de Inovação em Software - Inovasoft - e na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp - Incamp.

As seleções serão feitas por meio de editais específicos.

O edital do Inovasoft é voltado para a captação de projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Unicamp na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Já a Incamp está selecionando projetos de novos negócios de base tecnológica para obterem apoio da Incubadora em três modalidades: incubação residente, incubação não residente ou pré-incubação.

Apoio integral

"As empresas hospedadas no Inovasoft e na Incamp terão acesso à rede de networking Unicamp, mantendo proximidade com os laboratórios de pesquisa e, sobretudo, com a comunidade acadêmica da Universidade", afirma Iara da Silva Ferreira, gerente do Inovasoft.

De acordo com ela, os locais propiciam um ambiente de sinergia dinâmica, já que as empresas compartilham espaço físico, valores e experiências. Sendo assim, a hospedagem é benéfica para empresas, Universidade e para os alunos que participam dos projetos.

"Além de continuar convivendo com o ambiente universitário, o aluno participante pode trabalhar em um local próximo da Universidade, sem precisar de muito deslocamento", ressalta a gerente.

Ainda segundo Iara, o Inovasoft auxilia as empresas em negociações, além de apoiá-las na busca de novas parcerias e na captação de alunos para fazer parte do projeto colaborativo. Esse projeto determina o tempo de hospedagem de cada empresa e o escopo de suas respectivas atividades ao longo dos anos.

Uma novidade do edital Inovasoft é que não será mais cobrada a taxa de inscrição.

As propostas podem ser encaminhadas até o dia 28 de setembro de 2012 e a seleção final será realizada pelo conselho orientador do Inovasoft, com base na análise das propostas apresentadas e através de entrevistas com os representantes dos proponentes.

Já o edital Incamp possui taxa de inscrição no valor de R$ 550. A próxima data para recebimento eletrônico das propostas é dia 16 de janeiro.

Inovasoft

O Inovasoft foi criado pela Unicamp em 2006 e é um ambiente de fomento ao empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios em tecnologia da informação, a partir da interação entre a Universidade e organizações privadas e públicas em projetos inovadores.

A gestão do InovaSoft é coordenada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que promove o estabelecimento das parcerias, seleciona os projetos para residência temporária em suas instalações e fomenta a interação da Universidade com os órgãos parceiros.

Incamp

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp foi criada em 2001.

Seu objetivo é implantar uma estrutura propícia ao surgimento de novas empresas de base tecnológica, capacitando-as gerencial e tecnologicamente, através da interação Unicamp-empresa-rede de parceiros e contribuindo para o fortalecimento do Sistema Regional de Inovação.

A Incamp tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento de tecnologias adequadas ao país, no fluxo contínuo de inovações, na geração de riqueza e novos empregos, na diversificação e desconcentração industrial e na valorização da cultura empreendedora.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas