Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Universidade assina acordo de cooperação científica com indústria

Cínthia Leone - Unesp - 14/12/2010


Processo de desindustrialização

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Unesp assinaram um convênio para o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria, além de consultorias, estágios, treinamentos e publicações.

As empresas associadas ao centro e as diferentes unidades da Universidade poderão criar termos aditivos a esse convênio, que são espécies de contratos para estabelecer projetos conjuntos.

A iniciativa é vista pelos dirigentes do Ciesp como uma forma de combater o que eles já chamam de "processo de desindustrialização" do país. Com o real fortalecido, os produtos importados ficam mais baratos e fazem concorrência com os bens fabricados internamente.

Além disso, a China tem sido acusada pelas principais economias do mundo de desvalorizar artificialmente sua moeda para impulsionar as exportações, inundando mercados de todo o planeta com mercadorias produzidas lá.

Sobrevivência da indústria nacional

Nesse cenário, a busca pela inovação tecnológica é vista como um meio de sobrevivência da indústria nacional. O convênio estabelecido com a Unesp viabilizará o oferecimento de suporte tecnológico no desenvolvimento de novos bens para essas companhias ou na melhoria dos processos produtivos.

De acordo com um dos articuladores da negociação, o professor Jair Wagner de Souza Manfrinato, da Faculdade de Engenharia, campus de Bauru, muitos empresários já vieram procurar a Universidade para propor parcerias. "A burocracia afugentava a maioria das indústrias. Aqui em Bauru, um fabricante de plásticos teve que recorrer a uma instituição italiana para desenvolver um estudo depois de fracassadas as tentativas com a nossa unidade", afirma.

Com esse convênio, aprovado em outubro pelo Conselho Universitário (CO), cada novo projeto deve demorar entre dois e três meses para ser validado. As primeiras propostas são esperadas para o primeiro semestre de 2011. "É preciso recuperar toda aquela demanda por cooperação que foi reprimida nos últimos anos. Para isso, contamos com a proatividade dos empresários e dos nossos pesquisadores", diz Manfrinato.

Atuação descentralizada

A Agência Unesp de Inovação (AUIN) coordenará a execução dos projetos, direcionando as propostas das empresas e tratando do licenciamento para uso e exploração de tecnologias.

O convênio, que vale para toda a instituição, não aborda questões como direito à propriedade intelectual, formas de financiamento e relação entre sigilo industrial e necessidade de publicação em revistas científicas, por exemplo. Esses temas serão detalhados separadamente pelos termos aditivos, atendendo as particularidades de cada pesquisa.

Durante o evento em que a parceria foi formalizada, em São Paulo, o vice-reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan destacou uma das principais vantagens do acordo: ambas as instituições têm suas estruturas pulverizadas por todo o estado.

A Universidade conta 32 unidades em 23 cidades paulistas. A Ciesp está espalhada em 43 diretorias regionais no Estado de São Paulo.

"Isso nos permitirá uma excelente articulação com os pólos industriais locais," disse Durigan.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Processos Industriais

Mais tópicos