Plantão

Vazamento de combustível faz NASA adiar lançamento do Discovery

Vazamento de combustível faz NASA adiar lançamento do Discovery
Vai encarar?
Há uma disputa ferrenha entre os especialistas em exploração espacial, uns considerando que os robôs são a melhor opção, e outros dizendo que nada substitui um astronauta humano. Nesta missão do Discovery, todos serão contemplados. [Imagem: NASA/JSC Robert Markowitz]

Janela fechada

A Nasa adiou o lançamento do ônibus espacial Discovery, que partiria hoje rumo à Estação Espacial Internacional, depois de uma série de adiamentos seguidos, cada um por 24 horas.

Depois de um problema no motor de controle orbital da nave e do mau tempo, agora foi um vazamento de hidrogênio, detectado quando o grande tanque externo alaranjado estava sendo completado. Este é um dos últimos procedimentos antes do lançamento.

E desta vez o adiamento foi mais radical: a NASA não terá como tentar outro lançamento antes do dia 30 de Novembro. A primeira janela será nesse dia, às 08h05, no horário de Brasília.

Vazamento no umbigo

O vazamento estava no chamado "cordão umbilical", ou GUCP (Ground Umbilical Carrier Plate), um ponto de conexão entre o tanque externo e um tubo de 7 polegadas de diâmetro.

O tubo é responsável por transportar o hidrogênio que se gaseifica - o combustível é o hidrogênio em estado líquido - para uma torre longe do ônibus espacial, onde ele é queimado.

O problema é um velho conhecido da NASA, tendo atrasado pelo menos dois lançamentos no ano passado - veja Lançamento da Endeavour é adiado por vazamento de hidrogênio.

Astronauta robô

Esta missão do ônibus espacial Discovery está fazendo história ao levar o primeiro robô humanoide para o espaço, o R2. A NASA anunciou também um projeto para colocar um robô humanoide na Lua em 1000 dias, usando a tecnologia já desenvolvida para o Robonauta.

Veja todos os detalhes da missão, incluindo as caminhadas espaciais, na reportagem Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial.

A STS-133 é a última missão dos ônibus espaciais prevista para 2010, e o último voo do Discovery, que será aposentado quando voltar e exposto em um museu - veja NASA anuncia liquidação de ônibus espaciais.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas