Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA anuncia liquidação de ônibus espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/01/2010

NASA anuncia liquidação de ônibus espaciais
Preocupada com a falta de interesse, a NASA refez seus cálculos, reestimou os custos e resolveu anunciar uma liquidação dos ônibus espaciais de segunda mão, que serão desativados este ano.
[Imagem: NASA]

Vende-se nave espacial

Há pouco mais de um ano, a NASA anunciou que colocará os ônibus espaciais à venda assim que eles forem desativados, o que está previsto para meados deste ano.

O objetivo da venda é que instituições educacionais ou museus coloquem os ônibus espaciais e os seus motores em demonstração para o público, atraindo uma audiência sobretudo de estudantes e ajudando a divulgar as atividades espaciais.

Embora a NASA tenha anunciado que faria o transporte aéreo dos ônibus espaciais até a cidade de destino do comprador - o que exige um avião Boeing 747 modificado especificamente para essa tarefa - a oferta não atraiu muitos interessados.

Liquidação da era espacial

O grande problema parece ter sido o preço, US$42 milhões para cada ônibus espacial, já desmontado e pronto para ser exposto.

Preocupada com a falta de interesse, a NASA refez seus cálculos, reestimou os custos e resolveu anunciar uma liquidação dos ônibus espaciais. Agora os interessados podem levar sua própria nave espacial - já fora de condições de voo - por meros US$28,8 milhões.

Deverão ser vendidos os ônibus espaciais Endeavour, Atlantis e Discovery.

Além deles, foram construídos outros três ônibus espaciais, sendo o primeiro o Enterprise, um protótipo que não chegou a fazer missões espaciais. O Challenger foi destruído durante o lançamento em 28 de Janeiro de 1986 e o Colúmbia durante a reentrada na atmosfera, em 1º de Fevereiro de 2003.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos