Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Vazamento de petróleo pode chegar a 60 mil barris por dia

Alessandra Corrêa - BBC - 16/06/2010


Desastre crescente

Uma nova estimativa divulgada nesta terça-feira pelo governo norte-americano calcula que o vazamento de petróleo no Golfo do México seja de entre 35 mil e 60 mil barris por dia.

O anúncio foi feito pelos secretários americanos de Energia, Steven Chu, e do Interior, Ken Salazar, e pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, e é baseado em análises feitas por cientistas do governo e independentes com base em dados coletados no fim de semana.

"Trabalhando em conjunto, cientistas do governo dos Estados Unidos e independentes estimam que o volume mais provável do fluxo de petróleo é hoje de entre 35 mil e 60 mil barris por dia", diz um comunicado.

O novo cálculo é divulgado poucos dias depois de a estimativa sobre o vazamento de petróleo ter sido revisada de 20 mil para 40 mil barris por dia, na última quinta-feira.

Sucessos lentos

Várias tentativas de conter o fluxo de petróleo fracassaram.

A mais recente técnica usada pela BP, um dispositivo colocado sobre o poço danificado, a 1,5 mil metros de profundidade, consegue até agora coletar apenas cerca de 18 mil barris por dia.

A expectativa é de que a empresa consiga capturar cerca de 53 mil barris por dia até o fim do mês.

Ato simbólico

A divulgação dos dados ocorreu poucas horas antes de um pronunciamento à nação no qual o presidente Barack Obama voltou a afirmar que a petroleira BP terá que pagar pelos danos causados pelo vazamento no Golfo do México, considerado o pior desastre ambiental da história norte-americana.

O pronunciamento foi transmitido ao vivo pela TV e foi o primeiro feito por Obama no Salão Oval da Casa Branca, usado pelos presidentes americanos em momentos considerados de grande importância para o país.

Obama passou os últimos dois dias visitando a região afetada pelo vazamento, que começou em 20 de abril, quando uma plataforma operada pela petroleira britânica BP explodiu e afundou, matando 11 funcionários.

Chute no traseiro

Nesta terça-feira, presidentes da BP e de outras grandes petroleiras que atuam nos Estados Unidos foram questionados pelo Congresso americano.

Durante a audiência, os congressistas afirmaram que as outras petroleiras estão tão despreparadas quanto a BP para lidar com um vazamento de petróleo como o do Golfo do México.

A empresa britânica vem sofrendo crescente pressão do governo americano para pagar compensações financeiras às pessoas afetadas pelo vazamento.

A BP afirma que já gastou US$ 1,6 bilhão (cerca de R$ 2,9 bilhões) desde o início do vazamento. Nesta quarta-feira, a cúpula da empresa se reúne com Obama.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Poluição
  • Prevenção e Segurança

Mais tópicos