Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Virgin Galactic anuncia avião supersônico de passageiros

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/08/2020

Virgint Galactic anuncia avião supersônico de passageiros

[Imagem: Virgin Galactic/Divulgação]

Avião supersônico de passageiros

A empresa Virgin Galactic, conhecida pela sua nave quase-espacial SpaceShipTwo, anunciou um acordo com a britânica Rolls-Royce para a construção de um avião supersônico de passageiros.

O avião deverá voar a Mach 3 - três vezes a velocidade do som -, um pouco acima do Mach 2 do Concorde, a uma altitude similar, cerca de 18.000 metros.

A ideia é fazer versões diferentes, entre 9 e 19 passageiros, com diferentes configurações para atender a diferentes públicos, incluindo viagens de negócios e disposições mais luxuosas, para viajantes de primeira classe.

O design apresentado lembra muito o X-59, ou X-Avião, da NASA, que está sendo construído pela Lockheed Martin Aeronautics e cujo cronograma inicial prevê testes no ano que vem.

Virgint Galactic anuncia avião supersônico de passageiros

[Imagem: Virgin Galactic/Divulgação]

Conceito

A Virgin Galactic tem um acordo com a NASA para desenvolvimento do conceito de um avião supersônico para voos comerciais, mas não está claro se há alguma ligação entre os dois projetos.

A Rolls-Royce, por sua vez, era a fabricante dos motores do Concorde, o último avião supersônico de passageiros, que voou entre 1976 e 2003 - o soviético Tupolev TU-144 voou de 1968 a 1999.

A empresa não deu prazos ou cronograma, afirmando tratar-se de um "Memorando de Entendimento não-vinculativo com a Rolls-Royce para colaboração no projeto e desenvolvimento de tecnologia de propulsão de motor para aeronaves comerciais de alta velocidade".

"Estamos entusiasmados por concluir a Revisão de Conceito da Missão e lançar este conceito inicial do projeto de uma aeronave de alta velocidade, que imaginamos como uma mistura de viagens comerciais seguras e confiáveis com uma experiência inigualável para o cliente. Temos o prazer de colaborar com a equipe inovadora da Rolls-Royce conforme nos esforçamos para desenvolver sistemas de propulsão sustentáveis e de ponta para a aeronave, e temos o prazer de trabalhar com a FAA [autoridade de aviação norte-americana] para garantir que nossos projetos possam causar um impacto prático desde o início. Até agora, fizemos grandes progressos e esperamos abrir uma nova fronteira nas viagens de alta velocidade," disse George Whitesides, executivo da Virgin Galactic.

Virgint Galactic anuncia avião supersônico de passageiros

[Imagem: Virgin Galactic/Divulgação]

Aviões supersônicos em construção

Atualmente, além do projeto da NASA, duas outras empresas estão trabalhando em aviões supersônicos.

A Boom Technology está construindo o XB-1, um avião supersônico tipo caça, agendado para voar em Outubro próximo, enquanto a Spike Aerospace não dá data para o seu S-512, de proporções similares ao anunciado agora pela Virgin Galactic, mas que deverá atingir Mach 1,6.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Veículos
  • Foguetes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos