Plantão

Xbox começa a ser fabricado no Brasil

Xbox nacional

A empresa chinesa Flextronics começará a montar o Xbox 360 para a Microsoft na Zona Franca de Manaus.

Serão produzidos 17 mil consoles de videogame por semana, uma produção totalmente voltada para o mercado nacional.

A expectativa é que a nacionalização reduza o preço do Xbox em até 40%.

O produto já montado no Brasil começará a chegar ao mercado no dia 5 de outubro.

Indústria de TI

A montagem do console em território brasileiro é resultado das políticas adotadas para atrair fabricantes de tecnologia da informação (TI), como os incentivos fiscais para a instalação de fábricas de computadores em forma de prancheta (tablets).

O console deverá cumprir o mesmo processo de nacionalização previsto para os tablets.

O governo tem utilizado a isenção de impostos (por meio da Lei do Bem, da Lei de Informática e do Programa Brasil Maior) para o desenvolvimento de sistemas de informática no Brasil e acenado com outros incentivos para a instalação de fábricas de circuito integrado, monitores e outros componentes de microeletrônica.

O déficit da balança comercial para os produtos de TI e de telecomunicações no ano passado foi de cerca de US$ 19 bilhões.

Ecossistema de tecnologia

O governo federal e a Microsoft estão preparando uma parceria para desenvolver o "ecossistema de TI": aumentar a formação de recursos humanos no Brasil para a criação de softwares, design gráfico e tecnologias de interação e interface eletrônica.

A parceria poderá incrementar o programa Ciência sem Fronteiras e levar estudantes brasileiros das áreas de exatas a centros de tecnologia da empresa no exterior.

Além da parceria com a Microsoft e a Flextronics, o governo já anunciou a instalação, no Brasil, de centros de pesquisas da General Electric e da empresa IBM.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas