Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Ambiente Inteligente apresenta novidades para casa e escritório

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/12/2003

Ambiente Inteligente apresenta novidades para casa e escritório

O conceito de Ambiente Inteligente foi introduzido no início dos anos 1.990, mas tem ganhado impulso com os avanços mais recentes da eletrônica. Da idéia trivial de "desaparecimento dos computadores", que ficarão incorporados na residência ou escritório, o Ambiente Inteligente hoje é uma idéia mais ampla, referindo-se a um mundo no qual as pessoas são cercadas por ambientes eletrônicos sensíveis à sua presença e que reagem às suas necessidades.

Isto significa que aparelhos eletrônicos individuais deverão progressivamente migrar para aparelhos conectados em rede, com ou sem a utilização de fios, mas de forma a desaparecerem da "paisagem", passando a se integrar à construção.

A União Européia gostou da idéia e reservou nada menos do que 3,6 bilhões de Euros para pesquisa e desenvolvimento na área nos próximos quatro anos. Como parte desse esforço, uma exposição na Holanda dá uma idéia do Ambiente Inteligente que avança muito além das luzes que se apagam quando se sai do quarto ou aparelhos eletrônicos ligados por comandos de voz.

Os bilhões de Euros disponíveis serão investidos através da agência intergovernamental e pan-européia Eureka, que já se consolidou como uma das mais ativas redes de fomento à pesquisa e desenvolvimento do mundo. O projeto Eureka contratou, entre outras, a empresa Philips Research, que agora está demonstrando os primeiros resultados de suas pesquisas.

As tecnologias demonstradas aplicam-se tanto a áreas residenciais como a espaços profissionais. Um exemplo de escritório incorporando a tecnologia de Ambiente Inteligente é um estúdio de design, que permite aos projetistas trabalharem juntos no projeto utilizando uma tela gigante na parede, totalmente interativa e respondendo a comandos de voz, gestos e toque em objetos tangíveis.

Uma das demonstrações para aplicações móveis inclui um assistente para conferências eletrônicas, que utiliza informação contextual como a localização e a gama de interesses do usuário para gerar informações do tipo "guia turístico", como sugestões de programação ou auxílio para encontrar outros visitantes com interesses comuns.

No lado pessoal, um armário de banheiro detecta a utilização da escova dental da criança e uma tela transparente colocada à frente do espelho começa a apresentar desenhos animados, tornando o ato de escovar os dentes mais interessante. O mesmo acontece com o barbeador elétrico, só que, nesse caso, a tela mostra as últimas notícias da TV ou do site escolhido pelo usuário.

Cerca de 20 outros exemplos da tecnologia de Ambiente Inteligente, apresentadas na feira, podem ser vistos no site da Philips.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Edifícios Inteligentes
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos