Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

HD-DVD e Blu-ray disputam sucessão do DVD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2005

HD-DVD e Blu-ray disputam sucessão do DVD

Enquanto esquenta a briga pela sucessão do DVD, um dos contendores, a japonesa Toshiba, lançou um novo disco em seu padrão, chamado HD-DVD. O novo disco tem capacidade de armazenamento de 45 gigabytes, o suficiente para a gravação de 12 horas de filmes de alta definição.

A Toshiba está disputando com a também japonesa Sony a supremacia em termos tecnológicos para o fornecimento de um novo padrão de disco que tenha maior capacidade de armazenamento do que os atuais DVD. A Sony compete com o seu Blu-ray, capaz de armazenar entre 23 e 54 gigabytes de dados, dependendo do tipo de disco utilizado.

A briga começou a esquentar quando as duas empresas fecharam contratos com grandes supridores de conteúdo. A Toshiba fechou acordo com as empresas de Hollywood, enquanto a Sony conquistou a Disney. A partir de então, cada empresa prosseguiu divulgando adesões que mostrariam a força dos seus respectivos produtos.

Mas ambas as empresas sabem que não interessa a ninguém o lançamento de produtos incompatíveis. Por isto, nas últimas semanas, Sony e Toshiba anunciaram abertamente que estão conversando e discutindo uma forma de fazer uma unificação dos padrões ou optar por um deles. Boatos não faltam, prontamente negados por cada uma das partes.

O novo lançamento da Toshiba coloca seu HD-DVD em pé de igualdade no quesito capacidade de armazenamento. Mas, além da maior capacidade de armazenamento de dados, toda a indústria sabe que o novo padrão deve ser compatível com o atual DVD. Os dois padrões atendem a esse requisito.

A esta altura, no entanto, já se sabe que a decisão não se fará por características técnicas, mas sim pelos ganhos futuros que cada uma das empresas poderá auferir.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Fotônica

Mais tópicos