Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Meio terahertz: chip de silício-germânio opera a 500 GHz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/06/2006

Meio terahertz  chip de silício-germânio opera a 500 GHz

Um grupo de cientistas da IBM e do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Estados Unidos, conseguiu fazer um chip funcionar a 500 GHz, um recorde mundial.

Embora não seja mais o único fator determinante da velocidade de processamento, o chamado "clock" continua sendo essencial para se construir chips rápidos. Os chips atuais funcionam a pouco mais de 2 GHz.

A demonstração foi feita utilizando-se transistores de silício-germânio (SiGe). Embora o chip de teste estivesse mergulhado em uma câmara criogênica, os resultados sugerem que o limite superior do rendimento desses componentes é muito superior ao que se imaginava.

"Pela primeira vez [nós] demonstramos que se pode alcançar uma velocidade de meio trilhão de ciclos por segundo utilizando-se a tecnologia comercial baseada no silício, utilizando grandes pastilhas e técnicas de fabricação de baixo custo, compatíveis com o silício," diz o cientista John D. Cressler.

Velocidades dessa magnitude já haviam sido alcançados com materiais semicondutores dos tipos III-V, bem mais caros e de fabricação mais complexa.

Os transistores de heterojunção bipolar de silício-germânio operaram acima dos 500 GHz quando resfriados a 4,5 Kelvin. A temperatura ambiente eles atingem 350 GHz.

Mas como foram construídos com máscaras um pouco antigas, cedidas pela IBM, os cientistas acreditam que os chips poderão atingir velocidades mais altas a temperatura ambiente.

A tecnologia SiGe consiste na adição de quantidades-traço do elemento germânio ao silício, o material de que são feitos todos os chips. Esse acréscimo melhora consideravelmente o rendimento do silício, fazendo os chips funcionarem mais rapidamente e consumirem menos energia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Semicondutores
  • Supercomputadores
  • Miniaturização

Mais tópicos