Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Painel de sinalização eletrônica de fibras ópticas supera LEDs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2007

Painel de sinalização eletrônica de fibras ópticas supera LEDs

Engenheiros da Universidade McMaster, no Canadá, descobriram uma forma de fabricar equipamentos de sinalização eletrônica mais baratos e com uma resolução muito superior aos atuais painéis de LEDs. Os LEDs são responsáveis por aproximadamente 70 a 80 por cento do custos de um painel de sinalização.

Painel de sinalização de fibra óptica

Combinando uma malha de fibras ópticas especialmente desenvolvida para este projeto com a tecnologia dos monitores de cristal líquido (LCD), os pesquisadores conseguiram substituir mais de 90 por cento dos LEDs verdes, azuis e vermelhos necessários para a construção dos painéis de sinalização coloridos atuais.

O resultado foi um painel modular de alta resolução e alto brilho, medindo cerca de 10 centímetros de lado, que pode ser integrado para a construção de telas de virtualmente qualquer dimensão. E com um custo muito menor, tanto para ser fabricado, quanto para ser mantido e operado.

Sinalização eletrônica mais barata

"É um avanço significativo em relação à atual tecnologia de sinalização eletrônica," diz o pesquisador Adrian Kitai, que desenvolveu a nova tecnologia. "Ele tem uma resolução mais alta do que qualquer outra tela de LEDs no mercado, alto brilho, alta confiabilidade, menor consumo de energia e pode reduzir os custos em até quatro vezes quando comparado com os displays de LED convencionais."

Os módulos de 10 centímetros tornam-se independentes quando unidos em grupos de quatro. Esse agrupamento pode então ser replicado tantas vezes quantas forem necessárias, para se construir o painel nas dimensões desejadas. Como as fibras são muito mais finas do que os LEDs - o que explica a melhor resolução do novo painel - a fronteira entre os diversos módulos é quase imperceptível.

Para comercializar a nova tecnologia os pesquisadores criaram a empresa Liquid Fiber Displays.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • LEDs
  • Iluminação
  • Fotônica

Mais tópicos