Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo processo de produção de aço utiliza microondas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/04/2004


Os pesquisadores Jiann-Yang Hwang e Xiaodi Huang, da Universidade Tecnológica de Michigan (Estados Unidos), criaram uma nova técnica para fabricação de aço a partir de um dos eletrodomésticos para utilizados no mundo todo: o forno de microondas.

Eles desmontaram seis microondas, retirando seus magnetrons, a peça que é a alma do forno. Os magnetrons foram então ligados em série, resultando num super forno, ao qual foi adicionado um forno a arco elétrico. Depois, tudo o que os pesquisadores tiveram que fazer foi adicionar óxido de ferro e carvão no forno e aguardar o tempo correto para retirar o aço pronto.

O que pode parecer ser muito simples, na verdade poderá ter um impacto significativo na indústria do aço, na medida em que a técnica gera o aço em um único equipamento: o forno de microondas reduz o óxido de ferro para ferro puro e o forno a arco elétrico funde o ferro em aço.

A economia deve vir primeiro na forma de economia de energia. Da mesma forma que um forno de microondas utiliza menos eletricidade do que um forno convencional ao aquecer apenas a comida, a fabricação de aço em um forno de microondas também gasta menos energia do um forno siderúrgico convencional ao aquecer unicamente o minério de ferro e o carvão.

Ao invés de horas, o minério de ferro pode ser aquecido a 1.000º C em poucos minutos. Já o forno a arco elétrico já está sendo utilizado nas plantas mais modernas de produção de aço, as "mini-mills", justamente por ser mais eficiente do que os fornos convencionais ainda utilizados nas siderúrgicas maiores.

Além disso, o processo de fabricação de aço com microondas é mais simples, com pouco mais da metade dos passos utilizados no processo convencional. E ele utiliza carvão, eliminando a necessidade do caro coque.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aços
  • Processos Industriais

Mais tópicos