Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

PABX descentralizado realiza funções em edifícios inteligentes

Agência USP - 07/10/2004

PABX descentralizado realiza funções em edifícios inteligentes

Um novo sistema de PABX, baseado em computação distribuída integrada à automação, permitirá a expansão do número de ramais telefônicos em empresas sem necessidade de adquirir uma nova central. A tecnologia foi desenvolvida pela equipe do engenheiro Miguel dos Santos Alves Filho, doutorando da Escola Politécnica (Poli) da USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O sistema deverá estar disponível no mercado em junho de 2005. Parte dele será disponibilizada já no final do ano, em módulos para atendimento automático de chamadas.

Alves Filho explica que os sistemas atuais de PABX são centralizados, com fios específicos de todos os ramais convergindo para um único aparelho e um número limitado de troncos. "Cada telefone pode atuar como tronco e gerar seu próprio enlace, comutando as ligações entre os aparelhos", relata. "Interligado a módulos de controle predial, o sistema também permitirá gerenciar, por telefone, funções como temperatura ambiente e iluminação."

De acordo com o engenheiro, o funcionamento do PABX é baseado na tecnologia LonWorks (Local Operating Network), usada em automação de edifícios inteligentes. "O sistema combina atributos de hardware com uma programação distribuída", afirma. "A integração entre sistemas de automação e telefonia permitirá a utilização da automação pervasiva, na qual todos os sistemas computacionais estão presentes em toda parte e invisíveis para o usuário."

A automação pervasiva pode ser utilizada com o PABX expansível quando interligado à rede de computadores da empresa, aponta o pesquisador. "Por meio de um localizador (transponder), é possível identificar a área do prédio onde se encontra uma pessoa, acionando o telefone que estiver mais próximo", explica. "Também será possível fazer o controle patrimonial do edifício."

Alves Filho calcula que o PABX expansível permitirá uma redução de custos de aproximadamente 20% em relação aos sistemas tradicionais. "O ganho será maior conforme o número de ramais utilizados e o nível de automação da empresa", descreve. "Ao invés de comprar um PABX novo, será possível fazer uma expansão com vários módulos de inteligência distribuída."

O sistema de PABX expansível foi desenvolvido na empresa Conceito Tecnologia, com recursos do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp. Foram investidos cerca de R$ 500 mil no projeto, sendo R$ 300 mil pelo do PIPE. "Com a ajuda dos professores e da infra-estrutura dos laboratórios da Poli, foi possível resolver dúvidas e problemas relativos ao projeto, além de manter contato com o estado da arte em automação, telecomunicações e sistemas computacionais", conta Alves Filho. "Alunos da Escola realizam estágios na empresa, com bolsas da Fapesp."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Edifícios Inteligentes
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Transmissão de Dados
  • Sensores

Mais tópicos