Energia

Fotossíntese inspira células solares do futuro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/09/2006

Pesquisadores australianos e japoneses, trabalhando conjuntamente, conseguiram sintetizar um dos elementos-chave que as plantas utilizam para fazer a fotossíntese. Enquanto as melhores células solares atualmente fabricadas ficam em torno dos 10 por cento de eficiência, as folhas aproveitam entre 30 e 40 por cento da luz do sol que chega até elas.

"Uma folha é uma célula solar incrivelmente barata e eficiente," diz a cientista Deanna D?Alessandro. As bactérias e as plantas verdes utilizam a fotossíntese para converter a luz solar em energia química. A luz é capturada por conjuntos circulares de moléculas chamadas porfirinas, que transferem os fótons para que sua energia possa ser utilizada para converter o dióxido de carbono em oxigênio e açúcar.

"Este processo, que ocorre em cerca de 40 trilionésimos de segundo, é fundamental para a fotossíntese e é a base da cadeia alimentar de praticamente toda a vida na Terra," diz Deanna.

Os que os cientistas conseguiram agora fazer foi justamente sintetizar essas porfirinas. Mais de 100 delas podem ser montadas ao redor de uma estrutura em forma de árvore, chamada dendrímero, imitando a estrutura circular em que elas são encontradas na natureza.

"Nossos resultados preliminares são muito promissores. Nós continuamos nos estágios iniciais da construção de células solares práticas utilizando nossas moléculas," diz a cientista. "O desafio é imenso [...]," conclui ela.

Agora os cientistas estão tentando combinar suas porfirinas sintéticas em uma estrutura equivalente a uma célula vegetal. Eles esperam conseguir demonstrar a viabilidade comercial da nova tecnologia nos próximos cinco anos.