Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Dentina: uma nova forma de capturar energia solar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/10/2006


Cientistas alemães descobriram uma nova forma de extrair eletricidade da luz do Sol. Andrei P. Sommer e Michael Gente descobriram que a dentina - o material duro que forma a maior parte de nossos dentes - poderá ser utilizada em conjunto com o silício para construir células fotovoltaicas mais eficientes.

align="center">Dentina: uma nova forma de capturar energia solar

Os pesquisadores descobriram que a dentina possui uma estrutura similar aos cristais fotônicos, um tipo de cristal que permite que alguns comprimentos de onda da luz penetrem em sua estrutura, mas bloqueiam outros. Uma das aplicações possíveis desse efeito é a captura de luz solar para conversão em energia elétrica.

"O mecanismo coletor de luz da dentina poderá servir como um modelo para o projeto de conjuntos de concentradores solares," afirmam eles. A grande vantagem desses cristais fotônicos é que eles capturam a luz independentemente do ângulo de sua incidência. Isso elimina a necessidade de complicados e caros mecanismos de deslocamento, necessários para que os painéis solares acompanhem a posição do Sol.

Bibliografia:

Artigo: Biomimetics: From Teeth to Photonic Crystal Solar Light Collectors
Autores: Andrei P. Sommer, Michael Gente
Revista: Energy & Fuels
Data: September 20, 2006
Vol.: Volume 20 Issue 5 - pp 2189 - 2191
DOI: 10.1021/ef0602325
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Biotecnologia
  • Cerâmicas
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos