Energia

Esfera de 1 centímetro consegue carregar até meio litro de hidrogênio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/09/2007

Armazenamento sólido de hidrogênio em compostos de boro

Cientistas deram mais um passo - na ainda enorme caminhada que há pela frente - rumo à viabilização do hidrogênio como combustível. Eles sintetizaram um novo material na forma de diminutas esferas, cada uma capaz de conter até meio litro de hidrogênio.

Armazenamento sólido de hidrogênio

Armazenar o hidrogênio em tanques é inviável. Os cientistas sabem que o armazenamento sólido desse gás que promete ser o combustível do futuro é a única saída viável.

Vários materiais estão sendo pesquisados com esta finalidade, entre os quais os hidretos de boro. Uma equipe de um dos laboratórios do Departamento de Energia dos Estados Unidos resolveu apostar no borano de amônia sólido (H3NBH3), também conhecido como AB.

Esferas reaproveitáveis

Fabricado na forma de pequenas esferas ("pellets"), esse composto de boro e nitrogênio consegue armazenar em cada mililitro nada menos do que 1,8 litro de hidrogênio. Cada esfera pesa cerca de 240 miligramas e mede pouco mais de 1 centímetro de diâmetro.

"Assim que o hidrogênio contido no material se esgote, as pellets de AB podem ser refeitas de forma eficiente por meio de um processamento químico," diz o pesquisador David Heldebrant.

Mas as pellets de borano de hidrogênio ainda não estão prontas para ir para os tanques de combustível. Os cientistas agora vão estudar formas de fazer com que a liberação do hidrogênio contido em seu interior possa ser feita de forma mais controlável e que possa ser interrompida com segurança.