Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Bio-reator reduz estação de tratamento de esgoto pela metade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/09/2007


Bio-reator de membrana

Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveram um novo sistema de tratamento de esgotos que supera os existentes em quatro aspectos fundamentais: ele produz água de melhor qualidade, minimiza a geração de lodo, diminui o tamanho das plantas de tratamento pela metade e ainda é mais barato.

O novo sistema de tratamento poderá ser a solução para empresas e pequenas cidades, que não conseguem arcar com os custos de implantar uma estação de tratamento de esgotos tradicional.

A base do sistema é um biorreator de membrana, que acelera o processo de clarificação da água, eliminando o estágio conhecido como decantação secundária. Hoje, as estações têm quatro estágios: pré-tratamento, decantação primária, reator biológico e decantação secundária.

Sem decantação e com menos lodo

Além de eliminar a necessidade da decantação secundária, os pesquisadores José Manuel Poyatos Capilla e Ernesto Hontoria García conseguiram reduzir o tamanho do reator biológico entre 40 e 60%. "No futuro, nós poderemos até mesmo suprimir o estágio da decantação primária," afirmou Capilla.

Em substituição aos processos de decantação, os pesquisadores acrescentaram uma etapa que eles chamaram de processos biológicos, no qual eles separam a água do lodo ativo por meio de um processo de filtração por membrana. Com isto, a água pode ser utilizada imediatamente após a filtragem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Biocombustíveis

Mais tópicos