Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Programa de Microgravidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2002


Os oito equipamentos científicos desenvolvidos por universidades e instituições brasileiras, e que integram o Programa de Microgravidade, coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), foram enviados ao instituto de pesquisas Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (DLR), na Alemanha, para serem integrados à plataforma de vôo. Os experimentos compõem a carga útil do foguete brasileiro VS-30, que será lançado em novembro, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Na Alemanha, acontecerão os ensaios do sistema completo e os equipamentos serão integrados à plataforma de vôo, segmento superior do veículo, que está sendo construída dentro de um programa de cooperação entre o DLR e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), vinculado ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

A plataforma contém todos os sistemas necessários para criar e manter um ambiente de microgravidade estável onde devem se realizar as experiências. Separada do motor durante o vôo, ela deverá ser recuperada no mar. O sistema de recuperação é constituído de pára-quedas e flutuador. A operação de resgate será efetuada por helicópteros do Comando da Aeronáutica (COMAER)

Antes de serem enviados ao DLR, os equipamentos foram individualmente submetidos a ensaios ambientais no Brasil, para que ficasse demonstrado que suportam as condições encontradas em um vôo de um foguete (vibração, temperatura e vácuo).

O programa Microgravidade disponibiliza foguetes de sondagens para que pesquisadores realizem experiências científicas e tecnológicas em ambiente de microgravidade, capacitando-as também para testes futuros na Estação Espacial Internacional (ISS). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o CTA, o IAE e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) são parceiros da AEB neste programa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos