Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Cooperação na área espacial com a Ucrânia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/05/2003

Cooperação na área espacial com a Ucrânia

Fortalecer a cooperação na área espacial deve ser o principal tema da viagem do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral e comitiva à Ucrânia, na próxima semana ( de 28 de maio a 1º de junho). O MCT também está negociando um Programa de Cooperação em C&T entre o Brasil e a Ucrânia para o período 2003-2005 nas áreas de biotecnologia, tecnologia da Informação, novos materiais, matemática, física e estudos sobre Política científica e tecnológica.

Brasil e Ucrânia assinaram em janeiro de 2002 um acordo de Cooperação sobre Usos Pacíficos do Espaço Exterior. A Ucrânia já ratificou o acordo e no Brasil o acordo está em tramitação no Congresso Nacional. No mesmo mês foi assinado o Memorando de Entendimento entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Nacional da Ucrânia sobre a Utilização de Veículos de Lançamento Ucranianos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Em função do Memorando assinado entre os dois países se intensificou os entendimentos entre as Agências Espaciais no sentido de estabelecer as bases para a implantação no CLA da infra-estrutura necessária à sua utilização para lançamentos do veículo ucraniano Cyclone-4.

Para adequar o CLA para o lançamento do Cyclone-4, em bases comerciais, serão necessários investimentos do governo brasileiro na ordem de R$ 90 milhões, até o final de 2005. Enquanto isso, a Ucrânia deve investir U$ 135 milhões para os desenvolvimentos adicionais para a conclusão do Cyclone-4. A Ucrânia já fez mais de 200 lançamentos com o foguete Cyclone 3. A série 4, que virá para o Brasil, será ainda mais moderna e aperfeiçoada.

A criação de uma Joint Venture - a Joint Venture Company (JVC)- também foi estipulada no Acordo assinado entre os dois países. Essa joint venture seria a responsável por levar adiante o empreendimento, que poderia ter a participação de uma ou mais instituições brasileiras e de empresas estatais ucranianas. No arranjo pretendido, a JVC seria a responsável pela comercialização dos lançamentos do Cyclone 4, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no mercado internacional.

A comercialização do CLA pode trazer para o Brasil benefícios como o fortalecimento da posição brasileira frente a comunidade internacional no setor espacial, a exportação de serviços, o desenvolvimento regional e a geração de empregos.

Os presidentes das Agências Espaciais de ambos países vão se reunir nos dias 29 e 31. Dentre as discussões a negociação sobre o projeto conjunto do foguete Cyclone.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos