Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

China coloca seu primeiro astronauta no espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/10/2003

China coloca seu primeiro astronauta no espaço

A China acaba de se tornar o terceiro país a colocar um astronauta no espaço, segundo informações da agência de notícias oficial daquele país. Até hoje, apenas Estados Unidos e Rússia haviam conseguido o feito.

A nave Shenzhou-5 decolou do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, na província de Gansu às 09:00 desta Quarta-Feira (horário local). Shenzhou significa barco divino. A nave deverá dar 14 voltas em órbita da Terra. Não foram divulgados detalhes sobre a reentrada na atmosfera.

A nave foi levada ao espaço por um foguete Longa Marcha II F, tendo a bordo o tenente coronel do Exército Chinês Yang Liwei, de 38 anos, que treinou durante 10 anos para a missão.

A missão é cercada de sigilo e as informações disponíveis ainda são escassas. O governo chinês tem interesse em utilizar ao máximo seu feito como propaganda internacional, mas o estilo militar do país ainda impede a divulgação de maiores detalhes. Sabe-se que a Shenzhou-5 leva uma câmera de alta resolução, capaz de fazer fotografias da superfície da Terra com detalhes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos