Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Ônibus Espacial Europeu faz primeiro teste com sucesso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/05/2004

Ônibus Espacial Europeu faz primeiro teste com sucesso

O primeiro vôo automático da Phoenix, o futuro ônibus espacial europeu, foi um sucesso. O protótipo do veículo espacial reutilizável tocou a pista do aeroporto de Vidsel, no nordeste da Suécia, a apenas 3 centímetros do ponto teórico ideal.

Um gigantesco helicóptero içou a Phoenix até uma altitude de 2.400 metros, liberando-a a 144 km/h. Após uma fase de vôo livre, durante a qual o ônibus espacial atingiu uma velocidade de 450 km/h, a nave corrigiu sozinha os desvios acontecidos em sua trajetória e pousou suavemente no local exato planejado pelos engenheiros.

O objetivo do primeiro vôo da nova nave, construída na Alemanha, foi descobrir seu comportamento durante uma aproximação com alto grau de inclinação e uma aterrissagem totalmente automática.

Estão previstos outros três testes para os próximos dias, aos quais se seguirá uma análise detalhada de todos os dados colhidos durante os vôos. "Baseados nas informações obtidas, nós iremos otimizar ainda mais o sistema e preparar vôos de testes a altitudes maiores," explica o Dr. Peter Kyr, chefe da missão.

Nesses futuros testes a Phoenix deverá ser carregada por balões estratosféricos ou por jatos militares a altitudes de cerca de 25 quilômetros. Os cientistas não informaram quando o novo ônibus espacial europeu voará propulsionado por um foguete, em um teste real de utilização.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos