Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Missão Solar-B vai monitorar erupções solares

Agência FAPESP - 25/09/2006

Missão Solar-B vai monitorar erupções solares

Partiu neste sábado (23/9), do Centro Espacial Uchinoura, no Japão, a missão Solar-B, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa). A missão pretende colocar um satélite em órbita polar terrestre para estudar os mecanismos da atmosfera solar e investigar causas de erupções solares violentas.

A nave estará sincronizada com relação à revolução do planeta em torno do Sol, para que fique continuamente exposta aos raios solares por pelo menos nove meses por ano. A duração da missão está prevista para três anos.

O Solar-B, que conta com apoio das agências espaciais Européia (ESA) e Norte-Americana (Nasa), foi projetado para fornecer medições precisas do campo magnético solar. Quando as linhas desse campo interagem entre elas, enormes quantidades de energia são subitamente lançadas na forma das chamadas labaredas solares.

Também ligado ao processo está o fenômeno das ejeções de massas coronais, que lançam grandes nuvens de plasma no espaço. Essas erupções podem perturbar intensamente o vento solar e, conseqüentemente, causar importantes distúrbios magnéticos na Terra, interferindo, por exemplo, na comunicação por satélites.

O Solar B, que conta com três telescópios - de luz visível, de raio X e de ultravioleta -, será capaz de ajudar a estudar o campo magnético solar em escalas menores do que as conseguidas até hoje.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Telescópios
  • Corpos Celestes
  • Foguetes

Mais tópicos