Espaço

NASA encontra novas evidências de água em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/12/2006

NASA encontra novas evidências de água em Marte

Nem tudo está perdido para os cientistas que esperavam ardentemente encontrar água em estado líquido em Marte. Embora todas as teorias apontassem nesse sentido, as pesquisas feitas pelos robôs Spirit e Opportunity e por meia dúzia de sondas espaciais orbitando o planeta ainda não encontraram nada.

Mas agora, comparando duas fotografias tiradas exatamente do mesmo lugar, a primeira feita em 1999 e a segunda em 2006, os cientistas descobriram sinais que podem dar novas forças às suas teorias.

A sonda Mars Global Surveyor fotografou aproximadamente 98 por cento da superfície de Marte em 1999 e aproximadamente 30 por cento foi novamente fotografada em 2006. As novas imagens mostram 20 novas crateras de impacto, produzidas pelo choque de meteoritos, com dimensões de 2 até 148 metros de diâmetro.

Mas o que mais chamou a atenção dos cientistas foi um depósito de sedimentos brilhante que aparece em um pequeno canal. Embora evidências desse tipo já tenham sido analisadas antes, os cientistas acabaram concluindo que se tratava de deslizamento de areia.

"Esta observações dão as mais fortes evidências até hoje que água flui ocasionalmente sobre a superfície de Marte," diz o crédulo Dr. Michael Meyer, coordenador de Programa de Exploração de Marte, da NASA.

Agora os cientistas vão tentar desenvolver teorias que, entre outras coisas, precisão explicar de onde a água veio e para onde ela foi; mas, principalmente, porque ela não escorreu até o fundo da cratera.

Artigo: Present-Day Impact Cratering Rate and Contemporary Gully Activity on Mars