Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Imagens da Terra na mais alta resolução já vista estão disponíveis

Agência FAPESP - 21/05/2007

Imagens da Terra na mais alta resolução já vista estão disponíveis

A Agência Espacial Européia (ESA) apresentou o retrato mais nítido já feito da superfície terrestre. Os mapas divulgados foram montados a partir de imagens obtidas pelo satélite ambiental Envisat e fazem parte do projeto GlobCover.

Imagens da Terra

As composições, feitas com imagens obtidas entre maio de 2005 e abril de 2006, podem ser acessadas pela internet (veja link abaixo, no quadro Para navegar). No dia 19 de junho, o projeto europeu divulgará novos mapas e a primeira parte de uma composição voltada especialmente para a Eurásia.

Cerca de 40 terabytes de imagens - o equivalente aos dados contidos em 30 milhões de livros - foram compilados para produzir os mapas. Segundo a ESA, as composições serão muito úteis para a comunidade científica internacional em aplicações como modelagem do impacto de mudanças climáticas, estudo de ecossistemas e análises de uso da terra para agricultura.

Meio-ambiente e agricultura

"Os dados do GlobCover deverão ajudar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente [Pnuma] no monitoramento constante de locais ambientalmente críticos e de hot spots [áreas prioritárias para conservação] conhecidos. Também ajudarão a atualizar nosso conhecimento a respeito de alterações nas condições ambientais, o que será importante para alertar a comunidade global de problemas emergentes antes que seja muito tarde", disse Ron Witt, coordenador-geral para a Europa do Pnuma.

As imagens usadas na composição dos mapas foram feitas com o modo de alta resolução do espectrômetro Meris, instalado dentro do Envisat. A resolução especial do equipamento é de 300 metros. O satélite está em órbita da Terra a 800 quilômetros de altitude.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos