Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Nasce o substituto do barramento PCI

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/06/2002


Todos os computadores atualmente produzidos utilizam o barramento PCI ("Peripheral Component Interconnect") para troca de dados entre o processador, a memória e os periféricos. O PCI substituiu barramentos como ISA e EISA, tornando-se padrão da indústria pela sua alta velocidade de transferência de dados, teoricamente 132 MB por segundo.

Mas, como não há limites visíveis para o aumento da velocidade dos computadores, o PCI já está se tornando lento. Tanto que seu substituto já está pronto, em processo final de revisão pelos mais de 740 membros do consórcio que o elaboraram. É o PCI-Express ou PCI-X, como já está sendo chamado. O prazo para que os membros do consórcio revisem o projeto termina no final de junho.

Nascido com o codinome 3GIO ("3rd Generation I/O Architecture": arquitetura de entrada e saída de terceira geração), o PCI-X terá compatibilidade com o atual PCI mas terá velocidades muito superiores ao seu antecessor. O padrão estabelece duas versões do PCI-X. A primeira é o PCI-X 266, que rodará a 266 MHz, utilizando DDR ("Double Data Rate"). Isto permitirá taxas de transferência de mais do que 2,1 Gigabytes por segundo. A segunda versão é o PCI-X 533, que utilizará QDR ("Quadruple Data Rate"), atingindo até 4,3 Gigabytes por segundo. A especificação também estabelece padrões para checagem de erros que aumentam sua confiabilidade.

O padrão está sendo coordenado por um consórcio chamado PCI-SIG ("PCI Special Interest Group"). Espera-se que o novo barramento já esteja no mercado na segunda metade de 2.003.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos