Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/08/2025
Computador dentro de fibra óptica
As fibras ópticas são ótimas não apenas para transmitir dados, mas também para coletá-los, graças à facilidade de integração de sensores em seu interior - mude o mínimo que seja em seu ambiente e isso altera o modo como a luz se comporta em seu interior, permitindo medir coisas com muita precisão.
Isso rapidamente levou à questão: E se pudéssemos colocar a computação dentro das fibras ópticas? Afinal, fazer o processamento dos dados dentro da própria fibra pode ser vantajoso não apenas em velocidade, mas também na economia de energia.
Esse conceito de "computação na fibra" levou à criação de chaves fotônicas no interior das fibras ópticas e até ao roteamento dos dados dentro das fibras. Mas o ponto alto dessa tecnologia até o momento era a integração de um hardware de inteligência artificial dentro de uma fibra óptica.
Agora, Qianyi Cheng e colegas da Universidade Jiaotong e do Instituto de Nanotecnologia e Nanobiônica Suzhou, ambos na China, superaram largamente esses feitos.
Eles criaram um computador de fibra óptica única que integra o sensoriamento e a comunicação, que já eram feitos dentro de fibras ópticas, com a computação e o armazenamento, tudo dentro de uma única fibra extremamente robusta - além de flexível, ela é elástica até mesmo lavável à máquina, ampliando as possibilidades de seu uso em roupas eletrônicas, ou eletrônica de vestir.
Computador de vestir
Cada fibra incorpora oito circuitos microeletrônicos, incluindo uma unidade microcontroladora (MCU) de 32 bits, todos os módulos necessários para a comunicação de mão-dupla (Bluetooth e óptico) e quatro sensores experimentais, sendo um fotodetector, um sensor de temperatura, um acelerômetro e um sensor PPG, ou fotopletismografia, um exame que usa luz para medir as variações no volume de sangue nos vasos sanguíneos pela pele.
Já antecipando os primeiros usos práticos que a equipe tem para o seu computador na fibra óptica, o primeiro projeto envolveu a detecção e o reconhecimento preciso em tempo real de movimentos humanos complexos, como agachamentos, pranchas, investidas e rotações de braços.
De fato, o uso da fibra óptica como plataforma de computação facilita muito a integração da tecnologia eletrônica com a biologia: O dispositivo construído pela equipe apresentou mais de 60% de elasticidade, resistência à lavagem à máquina e a dispensa de tecnologias específicas para a fiação e a tecelagem.
Com a demonstração da prova de conceito, a equipe pretende agora otimizar os protocolos de comunicação, reduzir o consumo de energia e integrar o aprendizado distribuído avançado para melhorar ainda mais o desempenho e a adaptabilidade do sistema aos dados a serem coletados.
As aplicações mais visadas são os têxteis inteligentes, fazendo a chamada computação de borda diretamente em tecidos e roupas, para o monitoramento de saúde, análises esportivas e interação humano-computador.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |