Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Quebrada senha de banco de dados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/06/2002


Um programador sueco venceu uma disputa inusitada: descobrir a senha de acesso ao um banco de dados. Embora a tarefa seja a diversão de muitos "crackers", este caso nada teve de ilegal.

A base de dados, feita em Dbase IV, contém 11.000 documentos do pesquisador Reidar Djupedal, falecido em 1.989. Ele era especialista na formação do idioma chamado Novo Norueguês, proposto por Ivar Aasen, que unificou centenas de dialetos na Noruega do fim do século XIX. Após sua morte, seus documentos foram entregues ao Ivar Aasen Center for Language and Culture. Um bibliotecário foi encarregado de digitalizar todos os documentos. Mas o bibliotecário faleceu subitamente, depois de ter digitado 11.000 dos 14.000 documentos de Djupedal.

Esgotadas todas as tentativas de acessar os dados, o Instituto pediu ajuda pela Internet. O banco de dados foi disponibilizado on-line e, apenas cinco horas depois, os dados já estavam acessíveis. O programador Joachim Eriksson afirma ter levado apenas uma hora para descobrir a senha, mas gastou o restante do tempo para preparar a base de dados para a devolução ao Instituto.

A senha era "ladepujd", o último nome de Reidar Djupedal digitado ao contrário.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Criptografia

Mais tópicos